Lançado o Mesa 17.2 trazendo mais melhorias para os jogadores Linux


Após várias semanas em desenvolvimento, onde foram lançadas seis versões RCs (Release Candidate), foi finalmente lançado o Mesa 17.2, que chega trazendo melhorias de desempenho para os drivers de vídeo Vulkan ANV, para gráficos da Intel, e RADV, que lida com palas de vídeo da AMD, a implementação parcial da API OpenGL 4.6, embora alguns dos drivers open source não suportem nem mesmo todos os recursos do OpenGL 4.5, além de aprimoramentos para os drivers RadeonSI e Nouveau.

Entre as extensões do GL implementadas no Mesa 17.2, está a ARB_bindless_texture como uma das principais funcionalidades para o driver RadeonSI, bem como usada por jogos Linux mais recentes, como é o caso de Warhammer 40.000: Dawn of War III. O driver Nouveau NVC0 também conta com as extensões ARB_post_depth_coverage, AMD_vertex_shader_layer e AMD_vertex_shader_viewport_index. O driver Intel i965, entretanto, possui suporte para ARB_shader_ballot e ARB_shader_group_vote em hardware Broadwell e mais recente.

O driver Vulkan Intel ANV também possui suporte para as novas extensões da Vulkan 1.0.54 e o RADV também está mais próximo da conformidade com a Vulkan 1.0, bem como obteve novos recursos, como o suporte para sisched. Há também suporte Vulkan do lado da Intel e AMD (com o driver open source RADV) com Doom 2016 sobre o Wine.

Melhor suporte para jogos e VR

Vários erros foram corrigidos na série Mesa 17.2, melhorando o suporte para muitos dos games mais populares entre os jogadores. Entre estes, podemos citar Stellaris, Rocket League, Dying Light, Europa Universalis IV, The Witcher 2: Assassins of Kings, DOOM 2016 (Wine), Total War: Warhammer e Serious Sam Fusion. Os aplicativos Google Earth e Chromium também receberam melhorias, bem como o servidor de exibição Wayland.

Com a nova versão da biblioteca de gráficos 3D, o RADV também é quase totalmente compatível com o SteamVR no Linux. A principal coisa que falta para uma boa experiência durante as jogatinas com o open source é o suporte de objetos de memória externa, que deverá chegar logo no Mesa Git.

Além disso, mais jogos e aplicativos de benchmarks na "whitelist" do suporte para threaded do OpenGL, algo que deve melhorar o desempenho. Entre os games já incluídos na lista branca, está Alien Isolation, Borderlands 2, BioShock Infinite, Civilization 6 e muito mais. Você pode ver a lista completa clicando aqui. O ganho de desempenho, obviamente, deve variar dependendo do hardware, mas agora o recurso deve ser habilitado por padrão em determinados softwares.

Mais detalhes sobre o Mesa 17.2 podem ser conferidos no anúncio oficial, através deste link.


FONTE: GamingOnLinux | Mesa 3D

Comentários