É oficial: Microsoft se torna patrocinadora premium da Open Source Initiative


A Open Source Initiative      iniciativa pelo código aberto      anunciou hoje, 26 de setembro, que a Microsoft agora é uma patrocinadora premium da organização dedicada a promover o software de código aberto ou software livre. Está pode não ser nem uma surpresa para muitos, já que não faz muito tempo que a dona do Windows se tornou um membro Platinum da Linux Foundation, o que garantiu para a companhia um assento no concelho de administração da fundação.

"Este é um marco significativo para a OSI e o movimento do software de código aberto de forma mais ampla", diz Patrick Masson, gerente geral e diretor do conselho na Open Source Initiative (OSI). "Não creio que exista um maior testamento para a maturidade, a viabilidade, o interesse e o sucesso do software de código aberto, não apenas o reconhecimento da Microsoft, mas também seu apoio como patrocinador, bem como a sua participação como contribuinte em diversos projetos abertos e comunitários."

De acordo com a organização sem fins lucrativos, a Microsoft é o principal colaborador de projetos de código aberto hospedados na popular plataforma de desenvolvimento GitHub, repositório de controle de versão baseado na web e serviço de hospedagem de código. Suas contribuições para a comunidade open source são bem conhecidas, incluindo colaborações com a Canonical para criar um kernel para o Ubuntu personalizado para ser usado no Azure, bem como o Windows Subsystem for Linux (WSL) e o Bash do Ubuntu no Windows.

E não para por ai. A Microsoft também é conhecida por ter colaborado com a Red Hat e a SUSE em vários projetos, bem como com a Linux Foundation, e também trabalhou com a FreeBSD Foundation, que é um membro afiliado da OSI, para que fosse possível obter suporte com o seu sistema operacional FreeBSD na plataforma de computação em nuvem Azure.

Ao ingressar na Open Source Initiative, a Microsoft quer integrar mais softwares de código aberto em seus produtos.


FONTE: SoftpediaOSI

Comentários