PipeWire: iniciativa da Red Hat visa melhorar o gerenciamento de vídeo no Linux


A Red Hat trabalhou silenciosamente durante anos em ambicioso projeto que é como o "equivalente do PulseAudio, porém, para vídeo", enquanto agora a iniciativa está pronta para fazer sua estréia inicial no próximo Fedora 27. Trata-se do PipeWire, que visa melhorar o gerenciamento de ambos áudio e vídeo na plataforma Linux, de tal forma que se torne um "núcleo básico para o futuro do desenvolvimento de aplicativos Linux".

O PipeWire, que durante o seu desenvolvimento inicial chegou a ser chamado de "PulseVideo", foi projetado para modernizar a forma como o processamento de vídeo e áudio é tratado no Linux, com uma atenção especial no suporte ao servidor de exibição Wayland e ao formato universal de instalação de aplicativos Flatpak.

PipeWire ainda está engatinhando

Ainda é muito cedo para saber quando e se outras distribuições Linux irão adotar ou apoiar também o PipeWire. No entanto, como mencionado no início do artigo, o próximo Fedora 27 Workstation oferecerá a implementação inicial do novo software, mas apenas para casos de uso de vídeo, conforme necessário pelo Flatpak e Wayland, enquanto o suporte de áudio ainda não será integrado.

Você pode encontrar mais detalhes sobre o PipeWire através de seu site oficial, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários