Smartphone Librem 5 também terá modelo com o KDE Plasma Mobile


Além do GNOME, o smartphone Librem 5, da fabricante adepta do software livre Purism, também terá um modelo com o KDE Plasma Mobile. A parceria entre o KDE e a empresa foi anunciada hoje, 14 de setembro, onde ambos os projetos trabalharão juntos para levar a versão do ambiente gráfico focada em dispositivos móveis ao aparelho da Purism, o que deve envolver também compartilhamento de recursos, desenvolvedores e conhecimentos especializados.

Essa parceria deve beneficiar ambos os projetos. O KDE Plasma Mobile obtém algum hardware de referência real para iniciar no mercado (bem como ter um pouco de direção), enquanto o fabricante Purism pode criar um sistema operacional móvel que suporta totalmente o seu dispositivo criptografado.

"Parceria com a Purism nos permitirá preparar o Plasma Mobile para o mundo real e integrá-lo perfeitamente com um dispositivo comercial pela primeira vez. O Librem 5 fará o Plasma Mobile brilhar da maneira que merece", diz Lydia Pintscher, presidente do KDE e.V.

"O KDE criou uma plataforma evoluída e totalmente gratuita com o Plasma Mobile", afirma Todd Weaver, CEO da Purism. "Sentimos que o Plasma Mobile se tornará um concorrente sério que pode quebrar o duopólio atual e trazer um sistema operacional móvel completo, totalmente gratuito/livre e de código aberto ao mercado. Estamos ansiosos para experimentar o Plasma Mobile no nosso hardware de teste e para trabalhar com a comunidade do KDE."


Como sugerido no início do artigo, a Purism não deve abandonar o ambiente gráfico GNOME. Porém, com a parceria feita entre a empresa e o pessoal do KDE, é bem provável que o Plasma Mobile seja oferecido como o padrão.

Seja GNOME ou KDE, o plano é criar um smartphone Linux "puramente" de código aberto com privacidade e criptografia como um recurso central. Você pode encontrar mais detalhes sobre o Librem 5 e sua campanha de financiamento, bem como todas as informações sobre como apoiá-la, no site oficial da Purism.


FONTE: OMG! Ubuntu! | KDE

COMENTÁRIOS