8 coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu 17.10


Se você instalou a nova versão do Ubuntu no seu computador e agora está se perguntando o que fazer em seguida, não se preocupe: separamos para você uma lista com oito sugestões que acreditamos que realmente vão lhe ajudar, seja você um novo usuário ou um fã de longa data. Sem mais delongas, confira abaixo uma lista das principais coisas para se fazer após instalar o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark):

1. Verifique se há atualizações

Após a instalação do Ubuntu, o ideal é que você procure por novas atualizações. Para verificar se há atualizações de aplicativos, segurança e de correções para o Ubuntu, tudo o que você precisa fazer é abrir a ferramenta "Atualizador de programas" a partir do menu de aplicações e seguir as instruções da tela da ferramenta.


2. Instale o driver de vídeo

Se você possui uma placa de vídeo da NVIDIA e quer obter o melhor desempenho com ela, é recomendado que você instale o driver fornecido pela empresa. Este passo é importante também se você planeja jogar os games lançados recentemente para Linux, precisa de maior velocidade com o seu chip Wi-Fi obscuro ou caso use determinados recursos avançados do processador.

Para conferir se drivers adicionais estão disponíveis para o seu hardware, vá para a sessão "Drivers Adicionais" na ferramenta "Programas e atualizações" e siga as instruções na tela.


3. Instale o GNOME Tweak Tool

Embora o painel de configurações ofereça diversas opções para você configurar o seu sistema operacional, ele não conta com todos os recursos para você personalizar o Ubuntu. Mas, felizmente, com o GNOME Tweak Tool você pode ter acesso a várias opções de personalização.


Entre as mudanças que você pode fazer no Ubuntu com a ferramenta, está a possibilidade de mudar a aparência, alterar a fonte padrão, mover botões da janela para a esquerda ou para a direita, gerenciar as extensões do ambiente gráfico GNOME e muito mais.

Você pode instalar o GNOME Tweak Tool agora mesmo através do Ubuntu Software clicando aqui.

4. Instale codecs multimídia

Por questões legais, o Ubuntu não traz por padrão codecs multimídia que permitam ao usuário, por exemplo, reproduzir os formatos MP3 e MP4, isto é, caso você não tenha marcado a opção "Enable Restricted Formats" durante a instalação do sistema operacional.

Mas, caso você não tenha marcado a opção acima, há uma solução simples para que o Ubuntu possa reproduzir praticamente todos os formatos de áudio e vídeo: basta instalar o pacote "Ubuntu Restricted Extras" através do Ubuntu Software clicando aqui.

Este pacote irá baixar e instalar praticamente tudo o que você precisa para reproduzir formatos populares de música e vídeos em seu desktop.

5. Ative a luz noturna

Se você já usa o "Night Shift" no iPhone ou o modo "Night Mode" no Windows 10, você certamente deseja ativar um filtro de luz azul no Ubuntu também. E é super fácil fazer isso. Basta abrir as configurações do sistema, ir na sessão Dispositivos e, em Telas, ative a luz noturna (Night Light) e escolha uma programação de horário preferido.


6. Instale novos aplicativos através do Ubuntu Software

Embora o Ubuntu ofereça vários aplicativos, incluindo o navegador web Mozilla Firefox, o cliente de email Thunderbird e a suíte de escritório do LibreOffice, você pode obter mais softwares facilmente através do Ubuntu Software.


Entre os aplicativos mais populares entre os usuários disponíveis no Ubuntu Software, estão o Telegram, Corebird (cliente para o Twitter), GIMP, Kdenlive, Steam, VLC, VirtualBox e muito mais.

7. Faça download e instale outros famosos aplicativos

Se no Ubuntu Software você não encontrar tudo o que precisa, saiba que você também pode instalar novos aplicativos facilmente fora da "loja" do Ubuntu. Na verdade, alguns dos melhores softwares para Linux estão disponíveis apenas fora dos repositórios padrões do sistema operacional.

Então, embora você não encontre aplicativos famosos no Ubuntu Software, como o Google Chrome, Spotify e Dropbox, você não precisará parar de usá-los para poder continuar no Ubuntu! Confira alguns links úteis para aplicativos populares:

Google Chrome - O famoso navegador da gigantes das buscas
Mailspring - Um cliente de email moderno e elegante
Dropbox - Serviço de armazenamento em nuvem amplamente utilizado
Spotify - Serviço de streaming de música
Lightworks Free - Editor de vídeo não-linear profissional
Skype - Aplicativo para chamadas de voz, vídeo e bate-papo
Visual Studio Code - Poderoso editor de código

E não se esqueça: após o download do arquivo .deb, basta dar um duplo clique para instalá-lo.

8. Conheça e instale novas extensões para o GNOME

O GNOME Shell também é personalizável graças a uma estrutura de extensão nativa. Assim como os complementos do navegador web, as extensões do GNOME permitem que você adicione rapidamente novos recursos e funcionalidades extras à sua área de trabalho, sem a necessidade de instalar aplicativos extras ou mexer com ferramentas de configuração.


Para instalar novas extensões, basta ir até o site GNOME Extensions, onde você encontrará vários complementos disponíveis gratuitamente, que vão desde utilidades úteis até grandes renovações de fluxo de trabalho.

O que você sugere para nós?

Se você achou essa lista útil, não deixe de compartilhar com os seus amigos que também estão interessados no Ubuntu 17.10.

O que há em sua lista de coisas para se fazer após instalar o Ubuntu? Deixe-nos saber!


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários