Agora ficou mais fácil instalar o Adobe Creative Cloud no Linux


Se você deseja obter o Photoshop ou outros aplicativos Adobe CC no Linux facilmente, saiba que agora existe um script para o PlayOnLinux que pode lhe ajudar com isso. Com ele, você pode instalar o Adobe Creative Cloud realizando alguns passos simples e não precisará se preocupar em configurar o Wine. O script foi criado pelo desenvolvedor Corbin Davenport, que estava entre os usuários Linux que encontraram dificuldades em instalar o Photoshop CC no sistema do pinguim desde que a Adobe anunciou em 2015 seu sistema baseado em assinatura.

"Obter o [Adobe] Creative Cloud funcionando no Wine é bastante difícil, graças a várias versões do programa de instalação que estão disponíveis no site da Adobe, que variam em compatibilidade com Wine", explica o desenvolvedor em seu repositório no GitHub.

Mas, após realizar alguns testes, o desenvolvedor logo "descobriu o melhor método" para realizar a instalação do Adobe Creative Cloud em qualquer distribuição Linux. Então, juntou tudo em um script de instalação para ser usado pelo PlayOnLinux      uma interface de usuário mais amigável para o Wine      que "cuida de tudo" para outros usuários também.


Como usar o script no PlayOnLinux

A primeira coisa a se fazer é instalar o PlayOnLinux na sua distribuição Linux, algo que pode ser feito através da loja de aplicativos da sua distro. Caso você esteja usando o Ubuntu (ou distro derivada), você pode baixar a última versão do aplicativo clicando aqui.

Após a instalação do PlayOnLinux, agora é hora de baixar e salvar o script "Creative Cloud for PlayOnLinux" no GitHub, algo que pode ser feito através deste link. Em seguida, abra o PlayOnLinux, vá para o menu FerramentasExecutar um script local e selecione o script de instalação que você baixou.

O script configurará automaticamente o seu ambiente Wine, instalará pacotes relevantes e necessários (atmlib, core fonts, gdiplus e etc) e, quando este processo estiver concluído, proceda para baixar e instalar o aplicativo Adobe Application Manager, que você usurá para baixar e instalar o Photoshop, Dreamweaver, Illustrator e outro softwares Adobe CC.

Quais aplicativos funcionam?

De acordo com o desenvolvedor, apenas o Adobe Application Manager, Photoshop CC 2015 e Lightroom 5 foram "testados extensivamente". No entanto, você pode obter mais detalhes sobre o bom funcionamento de outros softwares Adobe CC através do Wine Application Database.

Você não obtêm o Photoshop gratuitamente

Como era de se imaginar, o script não dá acesso gratuito e irrestrito aos softwares da Adobe. Ou seja, você precisará de uma ID da Adobe para baixar e instalar aplicativos usando o Adobe Application Manage também, a maioria dos quais também exigirá uma assinatura paga.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GitHub

Comentários