Conheça algumas das melhores alternativas ao Microsoft Office


Quando o assunto é suíte de aplicativos para escritório, não tem como não lembrar do Microsoft Office. No entanto, além do aplicativo de produtividade da Microsoft ser pago, ele não possui suporte para a plataforma Linux, o que pode afastar novos usuários, embora o software da empresa de Redmond possa ser executado com a ajuda do Wine, porém, este método não é para todos.

Felizmente, o fato do Microsoft Office não possuir suporte para o sistema do pinguim pode não ser um grande problema, já que existem diversas alternativas multiplataforma e gratuitas, desde soluções online até programas que podem ser instalados no computador, onde muitas das quais são compatíveis com documentos do Microsoft Office. Conheça agora mesmo algumas dessas suíte de aplicativos para escritório.

WPS Office 2016, para quem procura familiaridade com Microsoft Office

Entre as suítes de aplicativos para escritório que separamos aqui, o WPS Office 2016 certamente é o que oferece uma experiência mais parecida com o Microsoft Office. Nele, você vai encontrar alternativas ao Word, Excel e PowerPoint, que são Write, Spreadsheets e Presentation, respectivamente.


O software também apresenta uma excelente compatibilidade com os formatos do Microsoft Office e possui uma interface personalizável que pode ser adaptada à sua preferência. Além disso, você também contará com 1 GB de espaço gratuito de armazenamento em nuvem integrado para compartilhar e colaborar facilmente em arquivos.

LibreOffice, a alternativa mais completa de recursos

O LibreOffice já vem instalado por padrão na maioria das distribuições Linux. Diferente de muitas alternativas gratuitas disponíveis no mercado ao software de produtividade da Microsoft, a poderosa suíte de escritório open source é distribuída em pacote único, ou seja, todas as ferramentas e recursos estão incluídos, sem essa de versão com menos ou mais apps e funcionalidades.


As ferramentas oferecidas pelo LibreOffice incluem o Writer, para textos, Calc, para planilhas, Impress, para apresentações, Draw, para desenhos, Base, para banco de dado e Math, para edição de equações e fórmulas matemáticas.

ONLYOFFICE, excelente compatibilidade com arquivos do Microsoft Office

Se você procura uma suíte de aplicativos para escritório que ofereça uma interface moderna e intuitiva, bem como uma excelente compatibilidade com arquivos do Microsoft Office, o ONLYOFFICE pode ser uma boa alternativa. Além disso, outra vantagem do ONLYOFFICE é o seu suporte para formatos abertos de documentos e seus serviços de nuvem, que podem ser usados gratuitamente por organizações não lucrativas e para fins de educação.


Contudo, embora a suíte de escritório esteja recheada de vantagens, é importante ressaltar que sua interface é apenas em Inglês, o que cria uma curva de aprendizado maior principalmente para quem não domina o idioma.

Para colaborar em tempo real, Google Docs, Sheets e Slides

Google Docs, Sheets e Slides      Documentos, Planilhas e Apresentações, respectivamente      são uma das melhores alternativas, principalmente graças ao recurso de revisão de documentos e a integração com o Google Drive que tornam a solução da gigante das buscas a ideal para qualquer pessoa que rotineiramente precisa criar documentos com outras pessoas em tempo real.


A suíte online de aplicativos para escritório da Google também conta com integração com outros produtos da empresa, incluindo, claro, busca, dando recursos que você não encontrará em nenhuma outro software do mercado. Sua interface relativamente simples também facilita a vida de novos usuários.

Afinal, o que procurar em uma alternativa ao Microsoft Office?

Ao avaliar as alternativas ao Microsoft Office, não procure replicar todas as funcionalidades, apenas as que realmente você precisa e que usa mais. Dependendo da sua situação, isso pode significar um aplicativo robusto para criar planilhas, apresentações ou a capacidade de acessar arquivos de qualquer lugar e compartilhá-los com membros da sua equipe remota.

Então, procure uma suíte que, além de trazer alternativas ao Word, Excel e PowerPoint, possa abrir e editar os formatos do Microsoft Office sem muitos problemas. Além disso, a forma como você acessa os recursos de uma suite de escritório importa tanto quanto as características próprias. Certifique-se de que você está confortável com a forma na qual uma suíte apresenta suas ferramentas e que você não precisa procurar muito para encontrar aquelas funcionalidades que você usará muito.

Você pode precisar criar arquivos de maneira colaborativa ou compartilhá-los com a sua equipe. Se este for o seu caso, procure uma alternativa que inclua suporte para compartilhamento de arquivos em nuvem facilmente, bem como a capacidade de permitir que outras pessoas colaborem com a criação de seu documento (ou seja, de fazer edições e comentários em um documento) em tempo real.

Agora que você já sabe por onde começar a procurar uma alternativa ao Microsoft Office, chegou o momento de saber como começar a usar alguma distribuição Linux através do nosso pequeno guia para iniciantes.


FONTE: PCWorld

Comentários