GNOME 3.28 terá melhor suporte para sistemas de GPU híbridos


Foi iniciado o ciclo de desenvolvimento do ambiente gráfico GNOME 3.28 com diversas atualizações para os principais componentes e aplicativos, o que inclui o gerenciador e compositor de janelas Mutter, que foi atualizado para a versão 3.27.1. Trata-se de um lançamento de desenvolvimento, ou seja, apenas para os testadores de plantão, que traz como principal destaque o suporte para sistemas de GPU híbridos, por exemplo, como aqueles notebooks que trazem gráficos integrados da Intel e um chip gráfico dedicado da NVIDIA ou AMD.

Além disso, o Mutter 3.27.1 também conta com melhorias para o dimensionamento HiDPI, entre outros aprimoramentos para janelas de tela cheia. Em uma nota mais técnica, o compositor agora pode trabalhar com clientes que exigem e usam o antigo protocolo linux_dmabuf e agora é capaz de listar escalas de monitor suportadas no servidor de exibição X.Org. Um bug que ocorria ao fechar janelas maximizadas também foi corrigido esta nova versão de desenvolvimento do software.

Em notícias relacionadas, o GNOME Shell 3.27.1 também foi lançado como versão de desenvolvimento para o próximo GNOME 3.28, melhorando o uso de strings de nomes de ícones com PopupImageMenuItems. Claro, vários erros menores também foram corrigidos e algumas traduções atualizadas em ambos os lançamentos do Mutter e GNOME Shell.

A versão de desenvolvimento do GNOME 3.28 (que no caso será o GNOME 3.27.1) estará disponível em breve para quem quiser testar. Mas, até lá, fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades.


FONTE: Softpedia | GNOME [1]  [2]

Comentários