KDE comemora o seu 21º aniversário com novas versões do Applications e Frameworks


Foi no último sábado (14) que o projeto KDE comemorou o 21º aniversário do Plasma, um dos mais utilizados ambientes gráficos do universo Linux. E, como não poderia ser diferente, foi anunciado também novas versões da suíte de software KDE Applications, que chega a sua versão 17.08.2, e o KDE Frameworks 5.39.0, que chegam para os usuários interessados no KDE Plasma 5.11, também lançado recentemente.

O KDE Applications 17.08.2 é o segundo dos três lançamentos menores da suíte de software, que traz várias correções de bugs e atualizações de tradução. Mais de 25 problemas foram corrigidos nesta atualização para melhorar a experiência aplicativos populares, como o gerenciador de arquivos Dolphin, o visualizador de documentos Okular e o de imagens Gwenview.

O editor de vídeo Kdenlive, o software de gerenciamento de informações pessoais Kontact e o aplicativo que permite que você explore qualquer região do nosso mundo, o Marble, também foram aprimorados no KDE Applications 17.08.2, que também vem com o KDE Development Platform 4.14.37 com suporte a longo prazo. Você pode conferir as notas de lançamento da nova versão do KDE Applications clicando aqui.

KDE Frameworks 5.39.0 traz melhorias para o Kirigami

Por outro lado, o KDE Frameworks 5.39.0 também traz diversas melhorias e correções para o framework Kirigami, que pode ser usado para a criação de aplicações multiplataforma e convergentes, bem como para o Plasma Framework e para o KWayland, que agora possui suporte para o XDG de versão 6.

Baloo, KTextEditor, KXMLGUI, Solid, KWidgetsAddons, KPackage Framework, KIO, KDeclarative, KConfig e os ícones Breeze também receberam melhorias com a chegada do KDE Frameworks 5.39.0, entre muitos outros componentes. Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento.

Caso você queira ter acesso a essas e outras novidades, bem como poder conferir de perto o novo Plasma 5.11, recomendamos que você teste a distro Linux KDE Neon.


FONTE: Softpedia

Comentários