Linux Mint 18.3 terá suporte total para aplicativos Flatpak


O próximo Linux Mint 18.3 será lançado com "suporte total" para os aplicativos no formato universal Flatpak, a tecnologia de próxima geração para a criação e instalação de softwares no sistema do pinguim. A novidade incluirá também a integração com o gerenciador de software do sistema operacional e a possibilidade de obter novas aplicações através dos repositórios Flatpak mais populares entre os usuários, que são a loja de aplicativos Flathub e gnome-apps, que é usado principalmente por desenvolvedores do GNOME.

Além disso, para que os usuários possam encontrar e instalar aplicativos Flatpak facilmente, foi adicionada uma nova sessão no gerenciador de softwares com o nome do formato universal, onde também é possível separar as aplicações por repositório, como você pode ver na imagem abaixo:


Ao contrário dos aplicativos que você pode instalar através de um PPA, aplicações no formato Flatpak são executadas em seu próprio mini-ambiente isolado. Esta sandbox contém tudo o que o software precisa para ser executando, além de permitir o compartilhamento de bibliotecas com outros programas que fazem uso da tecnologia.

A novidade é muto bem vinda para o Linux Mint, especialmente quando levamos em consideração que o sistema operacional é baseado na versão LTS do Ubuntu, o que significa também que os softwares disponíveis nos repositórios padrões nem sempre estarão atualizados.

O uso da tecnologia permitirá que os usuários possam manter seus aplicativos sempre atualizados sem precisar contrariar as faltas de dependências e conflitos de pacotes ou confiar em PPAs de terceiros.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Linux Mint Blog

Comentários