Vulkan oferece melhor desempenho no Linux em novos testes de benchmark


Alguns benchmarks publicados recentemente já mostram ganhos significativos de desempenho em jogos com a Vulkan no sistema do pinguim. Além disso, nos testes, que foram realizados pelo site Phoronix, é possível ver que a API também levou vantagem no uso da CPU com uma menor utilização quando comparado com o OpenGL. Os processadores utilizados nos benchmarks foram os de 8ª geração da Intel, que são Core i3 8100, Core i5 8400 e Core i7 8700K.

Entre outras configurações, a placa de vídeo utilizada foi a GeForce GTX 1060 com o driver de vídeo de versão beta NVIDIA 387.12. Nos testes, foram utilizados os seguintes jogos com suporte para a Vulkan no Linux: Dota 2, The Talos Principle, Serious Sam 3 BFE, Mad Max e Dawn of War III. Já a distribuição Linux escolhida foi o Ubuntu 17.04. Confira os resultados abaixo:

Dota 2



Dota 2 com a GeForce GTX 1060 nos três processadores testados foi cerca de 7% mais rápido quando comparado com os resultados do OpenGL. Além disso, não só as taxas de FPS são melhores com a Vulkan, mas também o uso da CPU é visivelmente menor. Com o processador Intel Core i3 8100, o uso médio da CPU com o OpenGL foi de 54% ao executar o game, mas caiu para apenas 31% com a Vulkan e um pico de apenas 48% em comparação com um pico de 73% com OpenGL. O Core i5 8400 e i7 8700K também apresentaram quedas visíveis na utilização da CPU ao usar o renderizador Vulkan, como podemos ver nos gráficos abaixo:



The Talos Principle



The Talos Principle foi um dos primeiros jogos que receberam suporte para a Vulkan e atualmente é um dos títulos mais otimizados para a API. Nos testes com os três CPUs, a GeForce GTX 1060 foi cerca de 25% mais rápida com a Vulkan sobre o OpenGL. Já o uso médio da CPU, como podemos ver logo abaixo, não parece ser muito diferente, mas o uso máximo da CPU é bem menor em relação ao OpenGL.



Serious Sam 3: BFE





Serious Sam 3: BFE com as configurações mais baixas possui um enorme impulso no desempenho com a Vulkan em vez do OpenGL. Mas, com a qualidade gráfica no ultra, os ganhos são muito menores, com o benefício de desempenho da Vulkan sendo apenas cerca de 15% ou menos. Além disso, o uso da CPU em ambos os casos também não tiveram grandes diferenças.





Mad Max









Com Mad Max, o aumento no desempenho chega na casa dos 15% ao usar o renderizador Vulkan com o driver beta NVIDIA 387.12 na GTX 1060. Além disso, o game também se beneficia do uso de CPU muito menor ao usar o Vulkan.



Dawn of War III





Dawn of War III, entretanto, obteve apenas pequenos aumentos no desempenho ao usar o renderizador Vulkan, mas, pelo menos, sem perdas. No entanto, o título também desfrutou de um consumo de CPU significativamente menor ao ser executado com a Vulkan em vez de OpenGL.





O uso da CPU

Por último, você confere um gráfico com a utilização geral da CPU ao longo de todos os testes com ambas as APIs OpenGL e Vulkan executados em cada uma das CPUs com a placa de vídeo NVIDIA e usando o driver 387.12. O uso médio da CPU do processador Core i3 8100 caiu de 37% para 25% ao usar a Vulkan, o Core i5 8400 passou de 24% para 17% e o Core i7 8700K passou de 12% para 8%.



Conclusão

De acordo com o site Phoronix, os resultados dos testes apresentados aqui são alguns dos melhores envolvendo jogos com suporte para a plataforma Linux com a Vulkan em comparação com o OpenGL até o momento. Mesmo com o driver da NVIDIA há algum tempo atrás, em vários jogos e configurações, o desempenho com a Vulkan ficava sempre atrás do desempenho entregue pelo OpenGL.

Felizmente, os desenvolvedores de jogos vem otimizando os seus títulos para a Vulkan, assim como os desenvolvedores de drivers, que também continuam trabalhando para melhorar a performance com a API. Além disso, nos testes apresentados aqui, como pudemos ver nos vários casos, além do aumento no desempenho, ouve também uma utilização da CPU muito menor ao usar a Vulkan em vez do OpenGL.

E você, o que achou dos resultados de benchmarks? Será que começaremos a ver mais jogos com suporte para a Vulkan sendo lançados no sistema do pinguim?


FONTE: Phoronix

Comentários