Aplicativos snap podem estar disponíveis por padrão no Ubuntu 18.04


O sonho de Mark Shuttleworth para o Ubuntu, em breve, pode se tornar em realidade, já que os desenvolvedores do sistema operacional estão atualmente discutindo uma estratégia para trazer aplicativos no formato snap por padrão no próximo lançamento, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) , algo que já acontece com o Ubuntu MATE 17.10, que traz a aplicação PulseAudio.

Agora que o Ubuntu mudou para o ambiente gráfico GNOME por padrão, a próxima versão pode vir com todas as aplicações básicas do desktop GNOME no formato snap por padrão. Isso significa que os usuários poderão executar os aplicativos GNOME mais recentes no Ubuntu no próximo ano e continuar recebendo novos lançamentos à medida em que estiverem disponíveis.

"Teremos um "track" para o lançamento estável e, em seguida, será adicionado uma interface de usuário para permitir que os usuários mudem [a versão dos aplicativos snap] para coisas como Beta ou Edge com muita facilidade. Isso deve significar que o [Ubuntu] 18.04 poderia estar sempre executando novas versões dos aplicativos do GNOME", explica Will Cooke, da Canonical.

KDE Neon também podem adotar snaps por padrão

De acordo com Harald Sitter, da Blue System, em resposta a Will Cooke, a equipe do KDE Neon também planeja adotar o snap por padrão para o seu sistema operacional, que é baseado no último lançamento do Ubuntu, provavelmente começando no próximo mês. As ISOs mais recentes já estão sendo lançadas com o KDE Frameworks no formato snap.

"Eu realmente não posso falar pelo Kubuntu, mas no KDE Neon, o objetivo é ter snaps para aplicativos a partir de dezembro (embora, como é agora, temo que possa ter sido um alvo um tanto tão otimista)", disse o desenvolvedor, que também revelou que a equipe por traz do KDE Neon fez recentemente um grande avanço para permitir que a maioria das aplicações do KDE sejam lançadas no formato snap.

Mais detalhes sobre o assunto podem ser revelados em breve, inclusive se o Kubuntu também deverá adotar o snap por padrão.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

Comentários