Como instalar o Mesa 17.2 no Ubuntu 16.04 LTS


Se você é daqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel ou que possuem um placa de vídeo da AMD, o ideal para você é manter a biblioteca de gráficos 3D Mesa e os drivers, no caso, open source, sempre atualizados, já que novas versões desses softwares sempre contam com novos recursos, correções importantes e melhorias no desempenho.

Uma boa opção para os usuários do Ubuntu 16.04 LTS para que possam fazer isso é usando o PPA X-Swat, que oferece sempre as últimas versões estáveis ​​dos componentes e drivers de vídeo para o uso no Ubuntu, o que inclui também a versão mais recente do Mesa, que no momento da escrita deste artigo está na versão 17.2.4.

A série Mesa 17.2.x oferece diversas melhorias em relação aos lançamentos anteriores, incluindo melhor desempenho da Vulkan e OpenGL, drivers de vídeo atualizados, mais esforço para o suporte OpenGL 4.6 e muitas outras correções, patches para vazamento de memória e vários refinamentos.

Mas não se sinta na obrigação de atualizar apenas porque você pode. Se a sua configuração atual está atendendo bem as suas necessidades, não há motivo para balançar o barco.

Instale o Mesa 17.2 no Ubuntu

O PPA X-Swat fornece pacotes para a versão mais recente do Ubuntu com suporte a longo prazo (16.04 LTS) e a versão mais recente do Ubuntu de suporte a curto prazo (17.10). Então, se você quiser instalar o Mesa 17.2.4 no Ubuntu 16.04 LTS ou no Ubuntu 17.10, basta executar o comando abaixo no seu Terminal. É só copiar, colar no Terminal e pressionar Enter no teclado. Não se esqueça de fornecer a sua senha (senha root) quando ela for solicitada no Terminal.
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates && sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y
Uma vez instalado, você precisará reiniciar para garantir que tudo tenha efeito. Tenha em mente que, depois de ter adicionado o PPA, você receberá automaticamente novas versões estáveis do Mesa assim que forem lançadas. Você pode verificar qual versão do Mesa você está usando executando este comando:
glxinfo | grep "OpenGL version"
O Ubuntu 16.04 LTS deve receber o Mesa 17.2 em janeiro

O Mesa 17.2 estará disponível para os usuários do Ubuntu 16.04 LTS com a próxima atualização Hardware Enablement Stack (HWE) com a chegada do Ubuntu 16.04.4 LTS, que deve chegar em algum momento no início do ano que vem.

Vale lembrar também que o Mesa 17.3 deve chegar em algum momento deste mês.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários