Devs do Ubuntu MATE já estão preparando grandes novidades para a versão 18.04 LTS


Foi iniciado recentemente o desenvolvimento do próximo Ubuntu MATE 18.04 LTS e o líder do projeto, Martin Wimpress, já tem boas notícias para compartilhar com os usuários da distribuição Linux. Primeiro, o Ubuntu MATE 18.04 já possui "sob o capô" os componentes principais do Ubuntu 18.04 LTS, como o Linux Kernel 4.13, o servidor de exibição X.Org 1.19, a pilha de gráficos Mesa 17.1 e muitos dos últimos patches de segurança upstream, como os disponíveis no repositório do Debian Testing (Buster).

Além disso, segundo Martin Wimpress, em seu lançamento, que deve acontecer no próximo ano, o Ubuntu MATE 18.04 LTS terá suporte para aceleração por hardware com o Marco, que é o gerenciador de janelas padrão do ambiente gráfico MATE, bem como melhorias no comportamento das janelas no layout Mutiny pra que possam se comportar como se estivessem no Unity 7, como podemos ver no vídeo logo abaixo:



A aceleração por hardware em Marco significa uma camada extra de melhorias de desempenho para os recursos de renderização 3D do sistema operacional, que os usuários notarão principalmente ao jogar jogos. No entanto, sua placa gráfica precisa suportar o padrão DRI3, que vem como uma boa notícia para usuários Intel e AMD.

"Se o seu hardware ou drivers suportar DRI3, então a composição do Marco estará acelerada por hardware. Isso melhora drasticamente a performance de renderização 3D, particularmente em jogos e elimina o tearing na tela. Infelizmente, os drivers proprietários da NVIDIA só suportam DRI2", explica Martin Wimpress. "Se o seu hardware não suportar o DRI3, o Marco retornará ao componente de software existente."

MATE Tweak e MATE HUD recebem mais melhorias

Uma nova versão do utilitário MATE Tweak chegou hoje para o Ubuntu MATE 18.04 com suporte ara a troca de layout, tornando a mudança de layouts de painel algo mais fácil de se fazer. Além disso, os usuários poderão mudar os layouts diretamente do Ubuntu MATE Welcome, que receberá uma grande renovação em breve.

Além disso, o MATE HUD recebeu um novo tempo limite padrão de 250ms e as fontes Noto Sans agora são usadas para usuários de idiomas chineses, japoneses e coreanos. Como esperado, o Ubuntu MATE 18.04 LTS também deve contar com novos wallpaper. Além disso, o Software Boutique também receberá uma atualização e mais novidades para HiDPI chegarão em breve.

Você já pode baixar as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu MATE 18.04 para conferir de perto o que os desenvolvedores estão preparando para a nova versão do sistema operacional, através deste link. Contudo, lembre-se que trata-se de uma versão de teste, então, erros são mais que esperados.


FONTE: Softpedia | Ubuntu MATE

Comentários