Lançado o KDE Plasma 5.11.4 com 45 melhorias e correções


Foi lançado hoje, 28 de novembro, uma nova versão do ambiente gráfico KDE Plasma, a 5.11.4, que chega trazendo um total de 45 melhorias e correções para vários dos principais componentes e aplicativos, incluindo o gerenciador de pacotes Plasma Discover, gerenciador de janelas KWin, bem como o Plasma Workspace, Plasma Desktop, Plasma Vault, KSysGuard e a integração KWayland.

"Hoje, o KDE lança uma atualização Bugfix para o KDE Plasma 5, versão 5.11.4. O Plasma 5.11 foi lançado em outubro com muitos recursos aprimorados e novos módulos para completar a experiência desktop. Este lançamento agrega um valor de três semanas de novas traduções e correções dos contribuidores do KDE. As correções de bugs são tipicamente pequenas, mas importantes", diz o anúncio oficial.

Entre as mudanças implementadas nesta atualização, podemos mencionar um melhor suporte para o formato binário universal Flatpak no Plasma Discover, além de dependências em falta para a integração KWayland e o daemon kactivitymanagerd, a capacidade do KSysGuard (aplicativo monitor do sistema) de usar o OCS para recuperar guias do KDE Store, entre outros aprimoramentos para o KWin.



O KDE Plasma 5.11 deve chegar ao fim da vida em janeiro de 2018

O KDE Plasma 5.11 receberá uma última atualização de manutenção, o KDE Plasma 5.11.5, que está programada para chegar em 2 de janeiro de 2018. Isso marcará o fim da vida da série 5.11 do ambiente gráfico, especialmente quando o desenvolvimento da próxima versão principal, o KDE Plasma 5.12, já está em andamento e um Alpha estará disponível no dia 21 do próximo mês, a partir dos repositórios do projeto.

O KDE Plasma 5.12 deve ser lançado oficialmente em 30 de janeiro de 2018 e será uma série LTS, ou seja, com suporte de longo prazo, substituído o atual KDE Plasma 5.8 LTS (bem como o KDE Plasma 5.11), que ainda será suportado até 10 de abril de 2018.

Até então, recomendamos que você atualize para o KDE Plasma 5.11.4 assim que o ambiente gráfico estiver disponível nos repositórios estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita.


FONTE: Softpedia | KDE

Comentários