NVIDIA confirma bug no seu driver que causa perda de desempenho no Linux


Se você acredita que as recém lançadas versões do driver de vídeo da NVIDIA para Linux estão diminuindo o desempenho de seus games AAA, você não está sozinho, especialmente se você possui uma placa GeForce com uma quantidade modesta de VRAM quando comparada com padrões atuais. Isso porque a NVIDIA acaba de confirmar que existe um bug em seu driver que tem causado perda de performance em todas as GPUs prováveis, bem como um maior uso de VRAM.


Tudo começou quando um usuário, conhecido apenas como "HeavyHDx", iniciou um tópico no fórum oficial da NVIDIA para relatar com outros usuários uma grande queda no desempenho que começou coma a série 387 do driver de vídeo. Portanto, todas as atualizações de drivers desde a versão 387 teriam sido afetadas pelo bug.

E foi então que Arthur Huillet, engenheiro na NVIDIA e colaborador do driver de vídeo open source Nouveau, confirmou o problema no gerenciamento de memória do driver que realmente foi introduzido com a série 378, bug este que ainda está presente nos últimos lançamentos da série 387.

"Isso provavelmente coincide com uma queda de desempenho semelhante observada em outro jogo da Feral, Total War: WARHAMMER. Nós o identificamos internamente como bug 1963500. Houve uma mudança, introduzida em nosso ramo r378, para a lógica de alocação de certas texturas, mas aparentemente expôs um erro no nosso gerenciador de memória", diz Arthur Huillet.

Solução a caminho

De acordo com o engenheiro, o driver NVIDIA 390, sucessor da série 387, contará com uma solução alternativa para o problema de gerenciamento de memória, enquanto que os desenvolvedores ainda estão tentando analisar a causa raiz do problema. Acredita-se que este bug causador da queda de desempenho afeta todas as GPUs, pelo menos nos casos em que possa haver pouca memória de vídeo disponível.

"Nosso próximo ramo de lançamento, r390, terá uma solução alternativa, e ainda estamos trabalhando para encontrar e corrigir a causa raiz", concluiu.

O driver NVIDIA 390 deve ganhar uma versão beta ainda em dezembro. Quanto à gravidade do problema, alguns estão relatando apenas um pouco de queda no desempenho, enquanto que outros usuários estão quedas de performance muito mais severas, podendo chegar em cerca de 10% ou mais.

Mais detalhes estão disponíveis na página de discussões da NVIDIA, clicando aqui.


FONTE: GamingOnLinux | Phoronix | NVIDIA

Comentários