Todos os 500 melhores supercomputadores do mundo rodam Linux


Acredite ou não, o Linux agora gerencia 100% dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, de acordo com o site Top500.org, responsável por publicar uma lista semestral dos mais poderosos computer systems disponíveis no mundo. Na última contagem, realizada no mês de junho, 99,6% (ou 498) dos 500 melhores supercomputadores já executavam o Linux.

Como você já deve imaginar, a maioria desses supercomputadores não estão executando a sua distribuição Linux de desktop favorita, mas uma versão altamente personalizada e especializada do sistema do pinguim. Mas uma minoria dessas máquinas faz algo mais familiar:
  • 5 supercomputadores rodam o Ubuntu
  • 20 supercomputadores rodam alguma versão do Red Hat Enterprise Linux (RHEL)
  • 109 supercomputadores rodam com o CentOS, que é baseado no Red Hat Enterprise Linux
No topo da lista dos 500 melhores supercomputadores do mundo, está o Sunway TaihuLight, da China. A máquina executa uma versão personalizada do Linux, chamada Sunway RaiseOS, e possui uma velocidade de processamento de 93 petaflops.

Linux domina os 10 melhores supercomputadores do mundo desde 1998

De acordo com algumas estatísticas publicadas pela Linux Foundation há algum tempo, o Linux domina os 10 melhores supercomputadores do mundo desde 1998, ano em que o Linux apareceu pela primeira vez como um sistema operacional suportado na lista Top500. Desde então, mais e mais supercomputadores adotaram o Linux como o principal sistema operacional.

"Duas vezes por ano, a comunidade Linux tem grande orgulho em contar o número de máquinas Linux na lista Top500", diz a Linux Foundation. "Depois de aparecer pela primeira vez na lista em 1998, o Linux dominou consistentemente o top 10 na última década e representou mais de 90% da lista desde junho de 2010."

Mas isso não acontece apenas com os supercomputadores. Todos os anos, o Linux ganha mais terreno no desktop contra os sistemas operacionais macOS e Windows. Diferente do Windows, que é conhecido por dominar o mundo do desktop, o Linux, por outro lado, é conhecido por ser executado nos servidores mais poderosos do mundo e é a melhor escolha para os provedores de cloud.

A primeira lista de supercomputadores Top500 foi lançada em junho de 1993, há 24 anos, e esperamos ver mais desses supercomputadores executar o sistema do pinguim. Confira a lista Top500 de novembro para ver quais países dominam a lista e não hesite em dar a uma distribuição Linux, como o Linux Mint e Deepin, uma chance no seu PC.


FONTE: OMG! Ubuntu! | SoftpediaTop500.org

Comentários