Wine-Vulkan está fazendo progresso em rodar aplicações Vulkan do Windows


O desenvolvedor de software livre Roderick Colenbrander tornou público o seu repositório do Wine-Vulkan, que ele está usando para organizar seu trabalho em torno do melhor suporte da API Vulkan no Wine. Os patches de Roderick para o Wine-Vulkan ainda estão em um estado experimental, implementando atualmente o Vulkan 1.0.51 no Wine com apenas algumas extensões opcionais.

No entanto, isso já é suficiente para executar o utilitário de informação Vulkan, a demo Vulkan cube e o jogo vkQuake, juntamente com outros aplicativos básicos que fazem uso da API. Ambos os programas de 32 e 64 bits devem estar funcionando também com o código mais recente dos patches.

Este trabalho é mais novo e melhor em comparação com o código Vulkan do Wine Staging. O código Vulkan do Wine Staging é basicamente uma biblioteca Vulkan hackeada. Mas o novo código de Roderick Colenbrander é desenvolvido como um driver ICD e funcionará com a biblioteca de loader oficial da LunarG da Vulkan no Windows.

A abordagem do desenvolvedor é basicamente desenvolvida da forma como um driver Vulkan adequado deve ser e também permite a integração com diferentes camadas Vulkan, algo que não é possível com a solução do Wine Staging.

Como mencionado no início do artigo, o trabalho de Roderick Colenbrander ainda é experimental, mas aqueles interessados podem ver o repositório Git do Wine-Vulkan, onde o desenvolvedor publicou os seus commits nos últimos dias. Após fazer compilar desta versão do Wine, que traz os patches de Roderick, o Vulkan SDK para o loader Windows Vulkan também precisa ser baixado manualmente, juntamente com a criação de um arquivo JSON ICD da Vulkan para esta nova winevulkan.dll.

Não espere encontrar este trabalho implementado no Wine 3.0, pois o ciclo de desenvolvimento deve entrar no estágio de congelamento do código, onde novos recursos não são mais adicionados, mas apenas correções.

Roderick Colenbrander tem sido um desenvolvedor de Wine de longa data (desde 2002), trabalhando principalmente no código D3D/GL (e agora Vulkan) enquanto que é também um manager para a PlayStation. E para os usuários de longa data do Linux, sim, ele é o desenvolvedor que há muito tempo desenvolveu o NvClock para o suporte a overclocking de GPUs da NVIDIA.

Enquanto isso, ainda não há nada de novo para relatar sobre o VKD3D para suportar o Direct3D 12 no Wine sobre a Vulkan. Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre o Wine 3.0 nos próximos dias.


FONTE: Phoronix

Comentários