Cliente de email Thunderbird ganhará novo visual em breve


Um novo e moderno visual está chegando ao cliente de email da Mozilla, o Thunderbird. Pelo menos é o que afirma o gerente da comunidade do Thunderbird través do blog oficial do projeto. Segundo ele, o software adotará a interface gráfica Photon, presente nas últimas versões do navegador Firefox. As builds beta do aplicativo de email já trazem a novidade.

O Thunderbird obteve uma "nova casa" com a Mozilla Foundation no início deste ano. A mudança ajudou a adicionar alguma estabilidade ao que havia sido incerto há alguns anos para o projeto, seguindo a decisão da Mozilla Corps de "desacoplá-lo" do Firefox para permitir que a comunidade liderasse seu desenvolvimento. Contudo, faz sentido para o cliente de email acompanhar o aspecto do browser da Mozilla, algo que deve ajudar a fornecer algum grau de consistência entre os aplicativos.


Suporte para complementos antigos

Também sabemos que o Thunderbird não tem planos (por enquanto) para deixar de suportar complementos antigos. Isso significa que qualquer pessoa que confia em um plug-in de terceiros para fornecer funcionalidades adicionais dentro do cliente de email pode continuar a usá-lo com versões futuras do aplicativo, desde que os desenvolvedores de add-on façam primeiro alguns ajustes de compatibilidade.

Detalhes sobre os prós e contras dos "ajustes de compatibilidade" podem ser encontrados no Wiki do Thunderbird. Outra novidade interessante é que o Thunderbird também está adicionando suporte à WebExtension para que os usuários possam optar por usar plugins e extensões modernas.

Experimente o Thunderbird Beta

O Thunderbird 52 é a versão estável atual (que, se você estiver usando o Ubuntu, você provavelmente possui instalado). As versões beta do Thunderbird 57 e 58 também estão disponíveis para testes. Para obter mais detalhes sobre como baixar o aplicativo e como se envolver com o desenvolvimento, clique aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários