Lançado o GIMP 2.9.8 com melhor suporte para o formato PSD


Foi lançada na última terça-feira (12) mais uma nova versão de desenvolvimento do GIMP, a 2.9.8, que chega trazendo suporte para edição de "on-canvas gradient", permitindo que o usuário possa alterar, mover e ajustar um gradient diretamente em uma imagem ou camada, tudo isso sem a necessidade de uma caixa de diálogo separada. Também é possível adicionar e remover stops de cores adicionais e movê-los com alguns cliques.

Outra mudança notável é o "Paste in Place", um pequeno recurso que será familiar para quem usa o Inkscape. O comando Paste in Place permite que você cole o conteúdo da área de transferência na mesma posição exatamente como eles foram copiados. Embora isso (obviamente) não seja tão útil quando sua área de transferência contiver um URL ou um arquivo da sua área de trabalho, ele deve ser útil ao trabalhar com múltiplas camadas ou projetos complexos.

Além disso, o GIMP 2.9.8 traz melhor suporte para o formato de arquivo PSD, lidando adequadamente com os arquivos do Photoshop com grupos de camadas profundamente aninhadas, além de preservar o estado expandido dos grupos para importação e exportação. Alterações adicionais corrigem a posição da máscara e melhoram a opacidade da camada para importar/exportar.

Por último, mas não menos importante, o plugin PDF agora suporta o carregamento de arquivos protegidos por senha e arquivos HGT agora podem ser importados. O HGT é o formato de dados do Digital Elevation Model usado pela NASA e por outras agências espaciais.

Para mais detalhes sobre o GIMP 2.9.8, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GIMP

Comentários