Lançado o Mesa 17.3 com melhorias no suporte ao OpenGL 4.6 e Vulkan


Foi lançado nesta sexta-feira (08) mais uma nova versão da pilha de gráficos Mesa, uma verdadeira coleção de drivers de vídeo de código aberto que oferece suporte para as últimas tecnologias do OpenGL e Vulkan para gráficos Intel, AMD Radeon e NVIDIA na plataforma Linux, por exemplo. Desta vez, o Mesa 17.3 traz mais compatibilidade com o OpenGL 4.6 e melhor suporte para a Vulkan, o que inclui a adição de novas extensões da API.

Além disso, o suporte experimental para NIR foi implementado no driver RadeonSI, suporte completo para o padrão OpenGL 2.1 está agora disponível no driver Etnaviv, o recurso "glthread" recebeu várias melhorias e otimizações, a biblioteca libdxtn (para suportar o S3TC (S3 Texture Compression)) agora está presente no Mesa e os dispositivos GFX9+ suportam tessellation e geometry shaders. A nova versão do Mesa também traz a estabilização do suporte para placas de vídeo Radeon RX Vega tanto com o driver RadeonSI (OpenGL) quanto com o RADV (Vulkan).

Entre os jogos que agora suportam o glthread e, graças a isso, possuem também um melhor desempenho, podemos citar: Saints Row: Gat out of Hell, Saints Row IV, Dreamfall Chapters, Hitman, Renowned Explorers: International Society, Saints Row: The Third, Sid Meier's: Civilization Beyond Earth, Spec Ops: The Line e Outlast.

Agora que o Mesa 17.3 foi oficialmente anunciado, os desenvolvedores concentraram todos os seus esforços no próximo Mesa 18, que deve ser lançado no primeiro trimestre do próximo ano. Até então, fique de olho nos repositórios da sua distribuição Linux favorita para obter a última versão estável do Mesa, especialmente se você possui uma GPU AMD.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

Comentários