Nova atualização do Steam permite baixar shaders pré-compilados para jogos Vulkan e OpenGL


Uma nova atualização para o cliente Steam trouxe uma novidade muito interessante para os jogadores Linux, bem como de outras plataformas. Trata-se do "Shader Pre-Caching", que quando habilitado, permite o download de shaders pré-compilados para a GPU de jogos que fazem uso das APIs gráficas Vulkan ou OpenGL. O novo recurso deve ajudar a reduzir o tempo de espera na primeira inicialização desses games.

Na verdade, o Shader Pre-Caching não é tão novo assim. Ele já estava disponível nas versões beta do cliente Steam nos últimos meses, enquanto que agora é lançado para todos. É possível habilitar e desabilitar o recurso através do menu de configurações do Steam, na aba "Shader Pre-Caching".

"Sempre que possível, dependendo do suporte de hardware e driver, o Steam pode baixar shaders pré-compilados para sua placa de vídeo específica. Isso reduz os tempos de load e o stuttering [pequenas travadas] no jogo durante as primeiras inicializações de jogos baseados em OpenGL e Vulkan em hardware suportado", explicam os desenvolvedores.

"Esse recurso pode usar uma pequena quantidade de largura de banda adicional como uploads do Steam e analisa um relatório de uso de shader após cada execução do jogo. O recurso pode ser desativado por uma nova entrada na caixa de diálogo Configurações".

A nova atualização para o Steam também traz várias outras melhorias e novos recursos, que você pode conferir no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Steam

Comentários