Ubuntu Touch rodará em breve aplicativos para Android graças ao Anbox


Apenas alguns dias depois de lançar a atualização OTA-3 para o Ubuntu Touch, a UBports anunciou que em breve será possível rodar aplicativos para Android em dispositivos Ubuntu Phone. Isso será possível graças ao Anbox (Android-in-a-Box), projeto open source que promete executar apps Android em um container dentro de distribuições Linux sem perda de desempenho. Com tantas vantagens, a UBports logo encontrou uma maneira de implementar o Anbox no Ubuntu Touch para permitir que os usuários de Ubuntu Phones também usem aplicações criadas para o sistema do robozinho verde.

"O Anbox é um esforço da comunidade que permite que aplicativos Android sejam executados em um container de uma forma mais nativa do que a abordagem mais comum de usar um emulador Android, o que compromete o desempenho e usabilidade. Durante as próximas semanas, a UBports lançará uma versão pré-alfa do Anbox [no Ubuntu Touch] com instruções de configuração", diz a UBports.

"As pessoas passaram a depender de determinados aplicativos que não estão disponíveis no Ubuntu Touch. Para se tornar um sistema operacional móvel mainstream e completo, o Ubuntu Touch precisa oferecer a seus usuários os serviços proprietários de que dependem, pelo menos até o ponto em que alternativas livres e de código aberto sejam viáveis."

Aplicativos Android disponível em breve para donos de Ubuntu Phones

Trazer o suporte para aplicativos Android para o Ubuntu Touch levará os dispositivos Ubuntu Phones para um nível totalmente novo, para não mencionar que não haverá mais a necessidade dos desenvolvedores da UBports gastar seu precioso tempo criando clientes para serviços de terceiros apenas para manter a plataforma móvel Ubuntu viva.

A UBports promete disponibilizar em breve uma versão preview do suporte para aplicativos Android no Ubuntu Touch nas próximas semanas, juntamente com instruções detalhadas sobre como configurar a novidade no seu dispositivo Ubuntu Touch.



"O Anbox será um recurso opcional no Ubuntu Touch, permitindo o container de todas as aplicações Android conforme desejado pelos usuários. Isso proporcionará o máximo de controle e segurança, uma vez que esses aplicativos permanecerão isolados um do outro e do resto do sistema operacional", garante a UBports.

No entanto, nem tudo são boas notícias: nem todos os Ubuntu Phones, ao menos por enquanto, suportam a novidade. Até o momento, a UBports não revelou detalhes sobre os dispositivos suportados, mas garante que mais informações obre o assunto devem ser reveladas em breve.


FONTE: Softpedia | UBports

Comentários