KDE Plasma 5.13 terá melhor integração com o navegador web


Enquanto muitos aguardam ansiosamente o lançamento KDE Plasma 5.12 LTS, que será lançada no final do mês, em 30 de janeiro, o pessoal por traz do do ambiente gráfico anunciou hoje (03) no Twitter uma nova funcionalidade que estará presente no KDE Plasma 5.13, que por sua vez só deve chegar em 12 de junho de 2018. A novidade deve trazer melhor integração com navegadores web, permitindo aos usuário controlar e monitorar vários aspectos do seu browser, como reprodução, downloads e abas.

"Vindo com o Plasma 5.13: controle e monitore vários dos aspectos do seu navegador usando recursos integrados na área de trabalho. Iniciar e parar a reprodução [de mídia], integrar downloads com o widget de notificação e acessar as abas [abertas] com o KRunner", diz os desenvolvedores do KDE no Twitter.

Como você pode ver no vídeo abaixo, o KDE Plasma 5.13 permitirá que você controle os players de vídeo e áudio em sites através do menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho do navegador na barra de tarefas ou através da miniatura da janela do browser, que no exemplo é o Google Chrome:



Além disso, você também pode visualizar os downloads em andamento através do widget de notificações, bem como localizar as abas abertas do navegador na janela "Executar comando". Todos esses recursos são muito bem víndos e prometem aumentar a produtividade dos usuários.

Atualmente, a novidade só é suportada com os navegadores da Google, ou seja, Chrome e Chromium, mas o suporte ao Mozilla Firefox deve estar disponível no futuro. Se você não pode esperar até junho para por as mãos nos novos recursos, pode experimentá-los agora no KDE Neon, instalando o pacote "plasma-browser-integration" através do gerenciador de softwares.

Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre as novas versões do KDE Plasma e do universo Linux.


FONTE: SoftpediaKDE Community/Twitter

Comentários