Linux Mint 19 ''Tara'' pode chegar em junho com base no Ubuntu 18.04


O projeto Linux Mint revelou nesta quarta-feira (03) mais alguns detalhes sobre o próximo grande lançamento, o Linux Mint 19, que será baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Com o anúncio hoje, sabemos também que a série Linux Mint 19.x terá o codinome "Tara", que é um nome muito popular na Irlanda, onde Clement Lefebvre, líder do projeto, mora atualmente. O lançamento oficial deve acontecer em algum momento de maio ou junho de 2018.

"O ciclo de desenvolvimento apenas começou, então é um pouco cedo para dar mais detalhes sobre o Linux Mint 19, mas aqui está o que podemos dizer agora: O Linux Mint 19 é estimado para ser lançado em torno de maio/junho de 2018. Os lançamentos do Linux Mint 19.x serão baseados no Ubuntu 18.04 LTS e serão suportados até 2023. O Linux Mint 19.x usará o GTK 3.22", diz Clement Lefebvre.

O ciclo de desenvolvimento do Linux Mint 19 começou

O ciclo de desenvolvimento do Linux Mint 19 já começou e parece que o sistema operacional adotará muitas das novas tecnologias Linux presentes no Ubuntu 18.04 LTS, que deverá ser lançado em 26 de abril de 2018. Uma delas é a mudança para o mais recente toolkit GTK+ 3 para o mecanismo do tema, que também será implementado no LMDE 3.

Clement Lefebvre afirma também que a próxima série Linux Mint 19.x se tornará sua principal plataforma de desenvolvimento, que deverá facilitar o processo de desenvolvimento e aumentar a qualidade de vários componentes principais fora do projeto Linux Mint. O Linux Mint 19 promete ser um lançamento fantástico para os fãs de carteirinha.

"O GTK 3.22 é uma grande versão estável para o GTK3. A partir daí, a engine de temas e as APIs são estáveis. Este é um excelente marco para o GTK3. Também significa que o Linux Mint 19.x (que se tornará nossa principal plataforma de desenvolvimento) usará a mesma versão do GTK como o LMDE 3 e distribuições [Linux] que usam componentes que desenvolvemos, como o Fedora, Arch e etc. Isso deve facilitar o desenvolvimento e aumentar a qualidade desses componentes fora do Linux Mint", afirmou Clement Lefebvre.

Mas o Linux Mint 19 "Tara" também traz algumas más notícias, especialmente para os fãs do ambiente gráfico KDE Plasma, pois o projeto confirmou anteriormente que não haverá mais uma edição do Linux Mint KDE lançada durante este ciclo. Sendo assim, o Linux Mint 19 será lançado com as edições Cinnamon, MATE e Xfce, suportadas em sistemas de 32 e 64 bits.


FONTE: Softpedia | Linux Mint Blog

Comentários