A pesar de ainda não a ver uma data de lançamento, já se sabe que Arma 3, jogo de gênero FPS desenvolvido e publicado pela Bohemia Interactive no Steam, possui um porte non-native (que não é nativo) para Linux em andamento.
A informação vem a partir de um comentário feito no Twitter pelos desenvolvedores do game em resposta ao usuário chamado apenas de David. Segundo o tweet, além de estar em desenvolvimento, o porte, que ainda está em faze experimental, parasse ser bastante promissor.
@d10sfan Hi. We've been testing the experimental ports as Beta in-house and it's looking promising. More details coming up!
— Arma 3 (@Arma3official) 3 agosto 2015
Atualmente, já existe vários grandes jogos disponíveis para a plataforma Linux que não são nativos como, por exemplo, Witcher 2 e BioShock Infinite. O desenvolvimento varia bastante e cada vez mais os portes vão ficado significativamente melhor sem afetar o sistema.
Sendo assim, é bem possível que Arma 3 será muito bem executado no Linux, mesmo que não seja um porte nativo. Entretanto, vale comentar que irá depender muito do empenho dos desenvolvedores. O problema é que o Linux não é uma plataforma grande o suficiente para investir em um porte totalmente nativo, portanto, ter o jogo em outra plataforma com o mínimo de esforço é sempre bem melhor do que não ter em todas.
FONTE: Softpedia