Apesar dos problemas envolvendo hackers logo no início do ano, o projeto Linux Mint continua a todo vapor e o líder da equipe, Clement Lefebvre, através de uma postagem publicada no último domingo (10), falou um pouco mais sobre os recursos que estarão presentes na próxima versão do sistema operacional, o Linux Mint 18, que estará disponível também como uma atualização gratuita para todos os usuários do atual Linux Mint 17.3.
Primeiro de tudo, a grande novidade é que o Linux Mint 18 vai oferecer para os seus usuários os ambientes gráficos nos seus respectivos sabores (Cinnamon Edition e MATE Edition) Cinnamon 3.0, que ainda está em desenvolvimento, e o MATE 1.14, lançado recentemente com inúmeras melhorias em diversas áreas, incluindo um melhor suporte para GTK+ 3.
"Vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento deste mês. Ainda é muito cedo para falar sobre algumas das grandes coisas que estamos trabalhando (painéis verticais e múltiplos backgrounds no Cinnamon, novo ícone e temas GTK), mas algumas mudanças legais já chegaram, por isso vou tentar dar a você uma pequena visão geral", diz Clement Lefebvre em sua postagem.
O Linux Mint 18 será lançado com uma nova versão do software Update Manager, o gerenciador padrão de pacotes que agora conta com suporte para HiDPI, widgets e animações na tela principal e de preferências, além da possibilidade de usar temas alternativos, bem como novas configurações para a seleção de atualizações do kernel.
![]() |
Update Manager |
Além disso, haverá uma janela de seleção do kernel renovada, permitindo que os usuários possam ter em mãos informações atualizadas sobre os kernels disponíveis, como também explica o que é um kernel, como selecioná-los no momento da inicialização, o que acontece com módulos DKMS quando vários núcleos estão instalados e muito mais. Sem falar que o Update Manager agora contará com uma tela exclusiva para configurar as atualizações.
![]() |
Nova tela de seleção do kernel. |
![]() |
Nova tela para configurar as atualizações do Update Manager. |
Ainda, de acordo com Clement, o Cinnamon 3.0 contará com uma nova janela de configuração de som, completamente reescrita em Python. Quanto aos novos ícones e temas, o Linux Mint 18 deve possuir ambos Mint-X e o novo Mint-Y (nome não oficial), sendo este último baseado no popular tema GTK Arc e ícone Moka.
![]() |
Nova janela de configuração de som do Cinnamon 3.0. |
Neste link, você confere a postagem completa de Clement Lefebvre, além de ter acesso a mais detalhes. Para mais novidades sobre o Linux Mint e tudo que gira no universo Linux, fique ligado no LinuxBuzz.
FONTE: Softpedia | Linux Mint