Com o codinome Yakkety Yak, o Ubuntu 16.10 será o próximo lançamento do sistema operacional de código aberto da Canonical. Ainda não se sabe quais recursos e novidades estarão presentes no SO, ou seja, se contará com o Mir, Unity 8 e Snappy, mas já foi divulgado o ciclo de lançamento, como também foi dada a largada para o seu desenvolvimento.
Isso significa que os desenvolvedores e mantenedores já podem começar a enviar novas versões dos seus softwares para os principais repositórios do Ubuntu 16.10, e já há alguns mudanças importantes sob o capô que eles precisam estar cientes, como a capacidade para o compilador GCC para construir com -fPIE por padrão para as plataformas 64-bit (amd64) e PowerPC 64-bit Little Endian (PPC64el).
Uma das características mais interessantes do ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 16.10 é que os pacotes do GCC (GNU Compiler Collection) serão realocados para a série 6.2 nos próximos meses, por volta de junho ou julho de 2016, quando a primeira versão Alpha estiver disponível ao público, mas apenas para os sabores oficiais.
Datas de lançamento do Ubuntu 16.10
Antes do lançamento final e estável em 20 de outubro, a versão normal do Ubuntu (ou seja, a versão na qual os sabores oficiais são baseados) vai participar de apenas uma única build beta provisoriamente marcada para 22 de setembro de 2016. A família de sabores do Ubuntu, que inclui Xubuntu e Ubuntu GNOME, vai aproveitar mais oportunidades de teste, com duas builds Alpha, dois Betas e um Release Candidate. Confira as datas de todo o ciclo abaixo:
- Alpha 1 – 30 de junho (apenas para os sabores)
- Alpha 2 – 28 de julho (apenas para os sabores)
- Feature Freeze — 18 de agosto
- Beta 1 – 25 de agosto (apenas para os sabores)
- UI Freeze — 8 de setembro
- Final Beta – 22 de setembro
- Kernel Freeze — 6 de outubro
- Release Candidate – 13 de outubro
- Ubuntu 16.10 Final – 20 de outubro de 2016
FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu! | Ubuntu Wiki