Foi lançado hoje, 16 de dezembro, o Linux Mint 18.1 "Serena" nas suas edições Cinnamon e MATE, o que significa também que os usuários do Linux Mint 18 "Sarah" já podem atualizar para a nova versão do sistema operacional. E antes que você pergunte, a base continua sendo o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), da Canonical, o que garante suporte até 2021.
"Linux Mint 18.1 é uma versão de suporte a longo prazo, sendo suportado até 2021. Ele vem com softwares atualizados e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar. Esta nova versão do Linux Mint contém muitas melhorias", diz Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint.
![]() |
Linux Mint 18.1 “Serena” Cinnamon |
![]() |
Linux Mint 18.1 “Serena” MATE |
Na nova versão do sistema operacional, os usuários vão encontrar os ambientes gráficos Cinnamon 3.2, MATE 1.16 e, futuramente, o KDE Plasma 5.8 LTS. Há também várias melhorias para os X-Apps. Por exemplo, o editor de texto Xed agora possui uma nova barra de pesquisa e uma interface melhor, como suporte completo para temas escuros, o reprodutor de vídeo XPlayer traz melhor suporte para MPRIS, o suporte para HiDPI está presente no leitor de PDF Xreader e o visualizador de imagens Xviewer suporta rotação de fotos.
Além disso, o gerenciador de atualizações, o Update Manager, apresenta uma nova coluna que informa ao usuário sobre a origem dos pacotes atualizados, kernels agora são classificados por recomendações e versão e há melhorias para a ferramenta de configuração de idioma e de métodos de entrada.
Outra ferramenta que recebeu um pouco mais de atenção foi o gerenciador de fontes de softwares (repositórios), o Software Sources, que agora possui um melhor suporte para IP anycast de espelhos globais e a tela de login do usuário MDM (Mint Display Manager) foi melhorada e o reprodutor de músicas Rhythmbox agora é suportado pelo applet de som do Cinnamon.
Você pode fazer download do Linux Mint 18.1 "Serena" diretamente do seu site oficial, clicando aqui.
FONTE: The Linux Mint Blog[1] [2]