Lançada a versão beta do KDE Plasma 5.12 LTS trazendo aparência unificada


Foi lançada na última segunda-feira (15) a versão beta do KDE Plasma 5.12 LTS. Trata-se da próxima versão de suporte a longo prazo do popular ambiente gráfico, substituindo o atual KDE Plasma 5.8 LTS quando a versão final for lançada no início do próximo mês. O KDE Plasma 5.12 é um marco importante que promete oferecer maior estabilidade e confiabilidade, bem como vários novos recursos e melhorias.

Uma das mudanças mais importantes do KDE Plasma 5.12 LTS é o suporte melhorado para o servidor de exibição de próxima geração Wayland, com uma promessa de suporte a longo prazo, já que o Projeto KDE continuará corrigindo erros e outras questões até o final da vida do ambiente gráfico no próximo ano.


Alguns dos novos recursos do Wayland introduzidos no ambiente gráfico incluem a capacidade de configurar a resolução da tela de saída, bem como desativar e ativar as saídas através do KScreen, a rotação da tela, a calibração automática da tela sensível ao toque e a rotação da tela com base no sensor de orientação, janelas em full-screen, política de agendamento em tempo real, Night Color no KWin e regras de janela.

"Trabalhamos com muito foco na velocidade e estabilidade para este lançamento. O tempo de inicialização para a área de trabalho foi melhorado, revisamos o código para qualquer coisa que bloqueie a inicialização. A equipe tem corrigindo erros em todos os aspectos da base de código, corrigindo artwork e garantindo a integração entre computadores. Pela primeira vez, oferecemos nossa integração do Wayland no suporte de longo prazo para que você possa ter certeza de que continuaremos a corrigir erros nos próximos lançamentos", diz os desenvolvedores.

Aqui está o que há de novo no KDE Plasma 5.12 LTS

Além das melhorias para o Wayland, o KDE Plasma 5.12 LTS promete oferecer um tema Breeze unificado, integração com smartphones através do KDE Connect para receber notificações de mensagens de texto ou transferência de arquivos diretamente da área de trabalho e infinitas possibilidades de personalização.

Aparência unificada com o tema Breeze.

O ambiente gráfico também promete usar menos CPU e RAM, mais melhorias de usabilidade para o Menu Global, adiciona mais correções de acessibilidade no KRunner, habilita a seleção do texto de notificação com o novo recurso "copiar link", um menu de apps Kickoff com um layout mais enxuto, aprimoramentos para o applet Weather, bem como a exibição de gráficos por processo para o uso da CPU nos aplicativos System Activity e System Monitor. O gerenciador de softwares Plasma Discover recebeu um pouco mais de atenção e também conta com algumas melhorias de usabilidade.

A versão estável do KDE Plasma 5.12 LTS está chegando no início do próximo mês, em 6 de fevereiro de 2018, e será suportada até abril de 2019 com pelo menos nove atualizações de manutenção.


FONTE: Softpedia | KDE

Comentários