Lançado o LibreOffice 6.0 com várias melhorias; confira o que há de novo


O projeto The Document Foundation (TDF) anunciou hoje (31) uma nova versão do LibreOffice, a 6.0, para todas as plataformas suportadas. O LibreOffice 6.0 chega dois anos e meio após a estreia da série 5.x e é o maior lançamento da suite de escritório gratuita até o momento. O novo lançamento apresenta um design renovado, com novos estilos de tabela, Notebookbar aprimorada, novos gradientes, novos ícones Elementary, melhorias de menu e barra de ferramentas e splash screen renovada.

A nova versão da suíte de escritório também promete oferecer melhor suporte para documentos criados no Microsoft Office e compatibilidade com o formato EPUB3, permitindo que os usuários exportem arquivos ODT para o EPUB3. Além disso, também é possível importar seus documentos e modelos AbiWord, Microsoft Publisher, PageMaker e QuarkXPress graças à implementação de um conjunto de novas bibliotecas de código aberto contribuídas pelo projeto Document Liberation.

Muitas grandes melhorias foram feitas para os filtros OOXML e ODF, bem como no EMF+, Adobe Freehand, Microsoft Visio, Adobe Pagemaker, FictionBook, Apple Keynote, Pages e Numbers, bem como a funcionalidade de importação Quattro Pro e de exportação em XHTML. O LibreOffice Online recebeu inúmeras melhorias também nesta grande lançamento da suíte de escritório.

Estes incluem um novo recurso "Salvar como", uma nova caixa de diálogo "Localizar e substituir", a capacidade do Calc de gerenciar meio milhão de linhas e o suporte de verificação ortográfica para Writer, Calc e Impress. Além disso, o LibreOffice 6.0 traz correções para a caixa de diálogo Caracteres Especiais com a adição de listas para caracteres recentes e favoritos e um campo de pesquisa. A caixa de diálogo Personalizar foi também redesenhada.



"The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.0, um lançamento importante e uma suite de escritório gratuita dramaticamente melhorada, que celebra o 7º aniversário da disponibilidade da primeira versão do LibreOffice. Hoje, o LibreOffice é mais poderoso, simples e seguro e oferece interoperabilidade superior com documentos do Microsoft Office", diz o anúncio oficial

Novos recursos e funcionalidades para Writer, Calc, Impress e Draw

O Writer no LibreOffice 6.0 possui um novo menu de formulário para facilitar a criação de formulários em PDF compatíveis com padrões, comportamento de campo de entrada melhorado, capacidade de rotação de imagens em qualquer ângulo, função de mala direta aprimorada com suporte para escrever um documento ou um arquivo XLSX como fonte de dados, novo espaço de coluna padrão de 0,5 cm e um novo conjunto de estilos de lista de numeração padrão.

O Calc recebeu funções compatíveis com ODF 1.2 como FINDB, REPLACEB e SEARCHB para melhorar o suporte ao formato ISO padrão, a capacidade de exportar uma seleção de células ou um grupo selecionado de formas (imagens) nos formatos JPG ou PNG, aprimorada a caixa de diálogo "Links", a possibilidade de colar texto não formatado e um novo comando para selecionar células desprotegidas em folhas protegidas ou desprotegidas.

Ambos Impress e Draw agora possuem um novo tamanho de slide padrão de 16:9 para suportar a maioria dos fatores de forma modernos de telas e projetores, juntamente com 10 novos modelos de apresentações no Impress e os modelos mais velhos foram atualizados, remoção da caixa de diálogo de confirmação ao definir uma imagem como slide ou fundo da página, mais possibilidades de colocação e ampliação na caixa de diálogo Duplicar e uma interface melhor para lidar com os atributos da camada em Draw.

Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.0 permite aos usuários usar chaves OpenPGP para assinar documentos ODF em todas as plataformas suportadas, juntamente com suporte experimental para criptografia baseada em OpenPGP. A suíte de escritório gratuita também melhora a barra de ferramentas Localizar com uma lista suspensa de tipos de pesquisa para acelerar a navegação e melhora ainda mais a classificação do documento para permitir várias políticas. Também foram adicionadas novas fontes Noto e LibreOffice Helper.

Obtendo o LibreOffice 6.0

O LibreOffice 6.0 já está disponível para download e instalação através do site oficial do desenvolvedor para todas as plataformas suportadas, o que inclui o Linux, macOS e Windows. As notas de lançamento completas podem ser conferidas através deste link.

Uma nova versão do LibreOffice Viewer para Android deve chegar em breve com suporte para criar novos documentos, uma barra de ferramentas baseada em tabulações com opções de formatação, suporte para adicionar imagens da câmera do dispositivo, armazenamento em nuvem ou local, um modo de apresentação para Impress e melhorias na interface de usuário do Calc, que agora deve contar com cabeçalhos de coluna.


FONTE: Softpedia | TDF Blog

Comentários