Lançado o Wine 3.0 com suporte inicial para o Direct3D 10 e 11


Após estar quase um ano em desenvolvimento, foi finalmente lançada nesta quinta-feira (18) a versão estável da mais nova série principal do Wine, a 3.0, que chega trazendo novos recursos incríveis, como um driver gráfico para Android, que permite aos usuários executar aplicativos e jogos do Windows em dispositivos com sistema operacional móvel, suporte inicial para o Direct3D 10 e 11 habilitado por padrão para GPUs AMD e Intel, suporte para Progman DDE e um agendador de tarefas.

Além disso, o Wine 3.0 apresenta a capacidade de exportar entradas de registro com a ferramenta reg.exe, adiciona vários aprimoramentos de depuração e de cache de dados OLE, bem como uma camada extra de suporte de eventos no MSHTML, o mecanismo de layout HTML proprietário da Microsoft para o navegador Internet Explorer.

"Mais uma vez, devido à programação de lançamento anual, uma série de características que estão sendo trabalhadas foram adiadas para o próximo ciclo de desenvolvimento. Isso inclui, em particular, suporte para o Direct3D 12 e Vulkan, além do suporte ao OpenGL ES para habilitar o Direct3D no Android", explicam os desenvolvedores.

Download do Wine 3.0

O Wine 3.0 é uma atualização importante que inclui mais de 6.000 alterações individuais, de acordo com as notas de lançamento. Acreditamos que é um marco importante para aqueles que precisam executar aplicativos e jogos do Windows em suas distribuições Linux, bem como para o futuro do suporte a aplicativos do Windows no ecossistema Android.

Você pode baixar agora mesmo a nova versão do Wine para a sua distribuição Linux favorita diretamente do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | WineHQ

Comentários