Mesa obtém melhorias para o Radeon VCN, permitindo codificação de vídeo com HEVC


Se você planeja adquirir futuramente um laptop com uma APU Raven Ridge ou algum dos modelos para desktop, temos uma boa notícia para você: os desenvolvedores da pilha de gráficos Mesa anunciaram nesta quinta-feira (25) patches para habilitar o suporte de codificação de vídeo H.265/HEVC para VCN 1.0 em hardwares Raven.

Para quem não está muito ligado no assunto, o VCN é o novo bloco de mídia com as APUs Raven Ridge que manipulam o codificador e decodificador de vídeo. O VCN sucede a decodificação de vídeo UVD e os blocos de codificação de vídeo VCE que existem há muitas gerações agora. O "Video Core Next" suporta codificação MPEG-4 AVC e HEVC/H.265 enquanto que, no lado da decodificação, suporta MPEG-2, MPEG-4, VC1, MPEG-4 AVC, H.265 HEVC e VP9.

Os desenvolvedores da AMD publicaram um conjunto de 12 patches para adicionar o suporte de codificação HEVC à interface Gallium3D VL, os bits de codificação HEVC específicos da Radeon VCN e o suporte de codificação HEVC adicionado ao rastreador de estado Gallium3D VA (Video Acceleration). Até então, antes do anúncio dos novos patches feito pelos desenvolvedores, apenas a codificação de vídeo MPEG4 AVC era suportada pela implementação Radeon Gallium3D.

Todo o código HEVC da Mesa até agora foi focado apenas no suporte a descodificação de vídeo e na não codificação, embora, para referência, o projeto separado VA-API tenha suportado o encode HEVC com suas APIs desde 2015. As GPUs Polaris e Vega suportam o codificador HEVC também, mas ainda não houve nenhum patch sendo anunciado para adicionar o suporte ao encode com essas placas.


FONTE: Phoronix

Comentários