Valve lança nova atualização para o SteamOS Beta que traz o Linux Kernel 4.14.13


A Valve anunciou nesta terça-feira (16) mais uma nova atualização para a versão beta do seu sistema operacional criado especialmente para as Steam Machines. O update 2.145 agora está disponível no canal Brewmaster Beta para testes públicos, chegando apenas uma semana após o lançamento do SteamOS 2.141 Beta para corrigir alguns problemas de atualização informados pelos usuários, bem como para implementar a versão estável mais recente do Linux Kernel disponível atualmente.

Isso mesmo que você leu. O SteamOS 2.145 Beta executa o Linux Kernel 4.14.13, que inclui patches para proteger os usuários das vulnerabilidades de segurança Meltdown e Spectre, entre outras correções de segurança. A Valve atualizou todos os pacotes relacionados ao kernel para serem compatíveis com o Linux Kernel 4.14.13.

Estes incluem os pacotes firmware-free e firmware-nonfree, que contêm drivers livres e de código aberto, bem como drivers proprietários para vários componentes de hardware. Além disso, o driver de vídeo proprietário da NVIDIA foi atualizado para corrigir um erro de compilação com a versão 4.14.13 do kernel Linux.

A nova atualização para a versão beta do SteamOS também atualiza o componente libglvnd para que ele não mais esteja em conflito com o antigo libglvnd-nvidia e adiciona os pacotes de transição glx-alternative-fglrx e fglrx-driver para permitir que usuários com versões mais antigas do SteamOS possam atualizar seu sistema operacional para o beta mais recente.

O SteamOS está vivo

Com a Valve agora atualizando o SteamOS regularmente, fica claro que o sistema operacional das Steam Machines está vivo, mas ainda é muito cedo para fazermos especulações sobre os próximos passos da empresa de Gabe Newell com os jogos na plataforma Linux. No entanto, se dermos sorte, poderemos ver uma nova versão estável em breve.

A atual versão estável é o SteamOS 2.121, que traz o já obsoleto Linux Kernel 4.11.12. Além disso, o SteamOS ainda é baseado no Debian 8 "Jessie", então esperamos vê-lo sendo atualizado também para o Debian 9 "Stretch" em breve. Até então, você pode baixar e instalar o SteamOS 2.145 Beta agora mesmo e relatar quaisquer problemas que possa encontrar pelo caminho.


FONTE: Softpedia | Steam

Comentários