Canonical doa smartphones para a UBports para continuar o desenvolvimento do Ubuntu Touch


Já faz algum tempo que a Canonical abandonou o desenvolvimento do ambiente gráfico Unity 8 e do Ubuntu Touch, o que fez com que a UBports, com a ajuda da comunidade, ficasse a frente de todo o trabalho realizado no sistema operacional móvel. Agora, a empresa dona do Ubuntu fez algo que muitos não esperavam e doou para o projeto alguns dispositivos Meizu MX4 e BQ Aquaris E5 HD.

A UBports está recriando o Ubuntu Touch, mantendo, atualizando e modificando seu código para oferecer ao mundo um sistema operacional móvel gratuito e de código aberto para aqueles que querem usar algo além do Android e iOS, por exemplo. A Canonical doou mais de 20 smartphones para o projeto, o que deveria ser suficiente para melhorar o sistema.


No momento, a UBports suporta oficialmente o Ubuntu Touch nos smartphones Fairphone 2, Nexus 5 e OnePlus One, bem como no tablet BQ Aquaris M10, mas, embora o sistema operacional móvel possa ser instalado em outros dispositivos, estes ainda não são totalmente suportados, como é o caso do BQ Aquaris E4.5, BQ Aquaris E5 HD, Meizu MX4 e Nexus 4.

Então, com essa doação da Canonical, pelo menos podemos esperar que o Meizu MX4 e o BQ Aquaris E5 HD em breve serão oficialmente suportados. Mas, enquanto isso não acontece, a UBports está trabalhando duro para reviver o Unity 8, tanto para dispositivos móveis quanto para o desktop.


FONTE: Softpedia

Comentários