Com melhorias significativas, novos patches do Wine-Vulkan estão sob revisão


Já faz algum tempo que falamos sobre o Wine-Vulkan, criado pelo desenvolvedor de software livre Roderick Colenbrander para melhorar o suporte do Wine com softwares do Windows que fazem uso da API Vulkan. Na época em que Roderick Colenbrander tornou o repositório do projeto público, já era possível executar o utilitário de informação da Vulkan, a demo cube e o jogo vkQuake, juntamente com outros aplicativos básicos que fazem uso da API.

Desde então, o Wine-Vulkan tem feito grandes progressos e está pronto para revisão, fazendo com que esses bits iniciais sejam candidatos para serem implementados em breve no canal principal do Wine. Diferente da antiga solução encontrada no Wine Staging, que é uma implementação non-ICD, o novo projeto traz uma camada Vulkan para o Wine com suporte ao driver ICD.

"Estes são os primeiros patches para o meu Vulkan ICD para Wine. Houve muitas mudanças e melhorias desde que publiquei pela primeira vez meu trabalho. O código foi testado com muitas aplicações Vulkan e grandes jogos como, por exemplo, Doom e Wolfenstein II, graças aos meus testadores. Todos parecem funcionar bastante bem", diz Roderick Colenbrander.

Junto com o novo projeto, está disponível também uma biblioteca chamada "winevulkan" para implementar código comum entre os drivers de cliente instaláveis (ICDs), além de implementar a maior parte dos recursos da Vulkan 1.0.51. Este código deve permitir que os jogos Vulkan do Windows, como DOOM 2016 e Wolfenstein II, sejam executados na base de código do Wine. O código em si não é sobre qualquer mapeamento do Direct3D para Vulkan, mas sim a infra-estrutura para permitir que softwares Vulkan do Windows sejam executados no Wine.

Os patches iniciais do Wine-Vulkan para revisão podem ser encontrados clicando aqui. Para saber mais sobre este projeto, não deixe de conferir sua página oficial no GitHub.


FONTE: Phoronix

Comentários