Devs estão trabalhando para deixar a inicialização do KDE Plasma mais rápida


Os desenvolvedores do KDE Plasma estão buscando maneiras de deixá-lo mais rápido, especialmente durante a inicialização. De acordo com Nate Graham, do projeto KDE, a próxima versão do ambiente gráfico, a 5.13, começará um segundo completo mais rápido do que as versões anteriores por causa da remoção de um componente QmlObjectIncubationController, que aparentemente deixava o KDE mais lento durante o carregamento da área de trabalho.

Quem também está recebendo um pouco mais de atenção é a suíte de aplicativos KDE Applications 18.04, permitindo a criação instantânea de novos arquivos com o gerenciador de arquivos Dolphin, melhora o suporte de arrastar e soltar do Spectacle para o Chromium e permite aos usuários configurar o visualizador de imagens Gwenview para que não mostre mais os botões de ação nos thumbnails de imagens ao mover o cursor do mouse sobre as miniaturas.

O KDE Applications 18.04 também trará melhorias para HiDPI para os ícones no Painel de Informações do Dolphin. Por outro lado, o KDE Frameworks 5.44 deve chegar no próximo mês com uma UI renovada do painel "Abrir com", que traz importantes melhorias de usabilidade e produtividade, bem como correções de bugs e ícones de menu para todos os aplicativos do KDE.

Recentemente foram lançadas as duas primeiras atualizações de manutenção do ambiente gráfico KDE Plasma 5.12 suportado a longo prazo, o que trouxe suporte para o atalho do Touchpad Toggle para permitir que os usuários alternassem o touchpad, a capacidade de iniciar aplicativos no painel de apps compatível com touchscreen com um toque na tela e uma correção para o congelamento severo no centro de software Plasma Discover 5.12.

O KDE Plasma 5.13 entrará na fase beta de desenvolvimento em meados de maio, ele estará disponível para download a partir do dia 12 de junho de 2018. A suíte de software KDE Applications 18.04 estará disponível para testes no final de março, podendo chegar oficialmente em 19 de abril.


FONTE: Softpedia

Comentários