Lançado o VLC 3.0 com melhor suporte para Chromecast e navegação em rede


Após vários meses de trabalho árduo, a VideoLAN anunciou hoje o lançamento do reprodutor multimídia VLC 3.0, que chega trazendo inúmeras melhorias e novos recursos, incluindo o suporte para áudio 3D, HDR, reprodução de vídeo em 4K e 8K, reprodução de menus BD-J Blu-Ray Java, oferece o suporte para navegação em rede de arquivos em sistemas remotos, como SMB, FTP e SFTP, bem como o streaming de conteúdo para dispositivos Google Chromecast.

Além disso, também está disponível o suporte para reproduzir streams com mais de oito canais de áudio, suporte para codec 12bits, suporte para modificação ao vivo do tamanho das legendas e passagem HDMI para vários codecs Audio HD como TrueHD, DTS-HD e E-AC3. Outra novidade é a capacidade de decodificação acelerada por hardware para todas as plataformas suportadas e um novo decodificador e renderização VA-API para a plataforma Linux.

Por outro lado, o VLC 3.0 também traz melhor suporte de saída para dispositivos Raspberry Pi e Raspberry Pi 2, bem como melhorias significativas para o decodificador MMAL. O suporte a MKV (Matroska) também foi melhorado, juntamente com os demuxers PS, MP4 e TS. O suporte para vídeo e áudio de 360 ​​graus e para HD-DVD EVO também está disponível.

Outra novidade que merece destaque que chega com a nova versão do VLC, envolvendo a plataforma Linux, é que o OpenGL agora é usado como saída padrão em vez do Xvideo (X video extension). A decodificação de vídeo acelerada por hardware também é ativada em todas as plataformas, para conteúdo H264 e H265, permitindo reproduzir vídeo em 4K a 60 FPS com um impacto mínimo na sua CPU.

Para mais detalhes sobre o VLC 3.0, não deixe de conferir as notas de lançamento, clicando aqui. Você pode fazer download da nova versão do reprodutor multimídia diretamente do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Softpedia

Comentários