LibreOffice 6.1 chega em agosto com nova experiência online e novos recursos


O LibreOffice 6.1 está sendo preparado pela The Document Foundation para ser lançado no mês de agosto, prometendo adicionar mais aprimoramentos e alguns novos recursos na popular suíte de escritório gratuita. Esta também será a primeira atualização importante para a série 6.x, que já está sendo usada por milhões de usuários de desktop em todo o mundo.

Entre os novos recursos e melhorias que serão implementados no LibreOffice 6.1, podemos citar dicas de ferramentas opcionais sobre alterações para o Writer, a capacidade de classificar imagens em Calc, juntamente com uma nova opção implementada na caixa de diálogo Inserir imagem para permitir que você ancore a imagem para a célula ou a página.

O Writer também está obtendo uma lista básica de estilos, que será acessível a partir do submenu Estilos no menu de contexto, a capacidade de inserir números de página em documentos, suporte para formato de texto vertical usado pelo idioma chinês tradicional e a capacidade de remover toda a sequência de variação ideográfica com a tecla Backspace.

Por outro lado, a interface do usuário do Calc também está recebendo algumas novas opções de menu de contexto, como os comandos UNO "Gerenciar Nome", "Validação de Dados" e "Formatação Condicional", que foram projetados para funcionar se o cursor do mouse estiver em um intervalo nomeado, em um campo com atributo de validação e em um campo que tem uma condição, respectivamente.

Além disso, Impress e Draw estão recebendo um novo menu de página, o Writer pode exportar o texto ruby para o formato DOCX, o filtro de importação XML do Microsoft Excel 2003 foi revisado, os fundos da caixa de diálogo Galeria e Área preenchida foram completamente renovados e o recurso "Link to External Data" do Calc agora suporta arquivos Text/CSV.

O LibreOffice Online está melhor a cada nova versão

O LibreOffice 6.1 promete melhorar ainda mais o LibreOffice Online, que permite aos usuários usar as funcionalidades básica da suíte de escritório através de um navegador Web, adicionando novos recursos como o agrupamento de colunas e linhas para o Calc, bem como os novos diálogos Posição e Tamanho, Área e Linha para o Impress.

Além disso, o componente Writer do LibreOffice Online receberá várias caixas de diálogo novas. Por fim, o LibreOffice 6.1 irá adicionar novos idiomas e locais, melhorar o suporte ao idioma e as ferramentas de revisão, bem como incorporar outros idiomas.

O LibreOffice 6.1 estará disponível para testes públicos no final de abril e entrará no estágio beta de desenvolvimento na última semana de maio. A versão final deverá chegar na segunda semana de agosto.

A nova versão da suíte de escritório será suportada com até seis atualizações de manutenção até o final da vida em 29 de maio de 2019.


FONTE: Softpedia

Comentários