Placas de vídeo da NVIDIA podem ganhar novo driver Vulkan open source ainda este ano


Os principais desenvolvedores do "Nouveau", driver open source que lida com placas de vídeo da NVIDIA na plataforma Linux, realizaram uma apresentação na conferência FOSDEM 2018 para revelar mais detalhes dos planos para o futuro do driver de engenharia reversa, que já consegue oferecer suporte para GPUs Pascal de última geração, embora o baixo desempenho e a falta de recursos importantes, como re-clocking, não tenham agradado muito aos usuários.

A boa notícia agora para quem prefere utilizar o Nouveau ao invés do driver proprietário da NVIDIA é que a empresa popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce "está prestes a liberar alguma documentação" sobre o gerenciamento de fan. Embora o gerenciamento de fan não possa parecer algo emocionante, este é um passo necessário para obter o re-clocking funcionando. Em outras palavras, a menos que o driver de código aberto possa ter certeza de que está manipulando a fan corretamente para resfriar as GPUs de forma eficaz, não é seguro, caso contrário, os usuários sofrerão com o risco de superaquecimento.



Driver Vulkan open source para placas NVIDIA

Os desenvolvedores do Nouveau esperam ter algum driver Vulkan básico pronto ainda este ano. Isso não é inteiramente surpreendente, embora considerando a direção geral da Vulkan nos dias de hoje. Além disso, o colaborador de longa data do Nouveau, Karol Herbst, foi recentemente contratado pela Red Hat para continuar trabalhando no driver NVIDIA de código aberto. Seu trabalho inicial na empresa está no suporte para NIR e SPIR-V no Nouveau e isso é um passo em direção a Vulkan, o que inclui também o suporte para IR e o OpenCL.


Então, ver um novo driver Vulkan de código aberto para GPUs do lado verde da força ainda este ano é algo bastante promissor, mas tenha em mente que o desempenho ainda será menos do que com o OpenGL, a menos que os desenvolvedores consigam fazer com que o re-clocking funcione, permitindo uma boa performance.

No lado do suporte para a API OpenCL, os desenvolvedores ainda estão trabalhando para conseguir a conformidade do Nouveau com o OpenCL 1.2.


Durante a sua apresentação, os desenvolvedores também revelaram que a NVIDIA pode estar pretendendo disponibilizar documentação e suporte relacionado com vBIOS de GPUs Maxwell2 e Pascal, o que pode ajudar ainda mais a garantir o suporte para re-clocking com placas de vídeo das séries GeForce GTX 900 e 1000, garantindo que essas GPUs não fiquem mais bloqueadas nas suas frequências de inicialização (geralmente muito baixas).


A comunidade por traz do Nouveau é sempre acolhedora e espera ter novos contribuintes para o desenvolvimento do driver open source. Para o canal IRC e outros meios de contato, saiba mais no site nouveau.freedesktop.org.


FONTE: Phoronix

Comentários