Próximo X.Org Server 1.20 contará com correções importantes para VR


Após passar uma década sem ver uma atualização com grandes melhorias e recursos, o X.Org Server 1.20 está sendo preparado para lançamento e incorpora todo o trabalho importante desde a estréia do X.Org Server 1.19 em novembro de 2016. Com a primeira versão RC (Release Candidate) do X.Org Server 1.20 estando programada para chegar ainda nesta quarta-feira (28), muitos usuários agora estão se perguntando sobre os destaques desta nova atualização do X.Org.

Se você também está curioso, saiba que o X.Org Server 1.20 contará com melhorias importantes para a realidade virtual, o que inclui aprimoramentos no suporte para o Steam VR e para o headset HTC Vive. Além disso, o RandR agora permitirá acesso direto do compositor Steam VR ao hardware sem a necessidade do X.Org Server ou de qualquer outro compositor de entrar no caminho.

Além disso, também estará disponível o melhor suporte para os formatos de tela 16:9 e 16:10, a adição da "GLXVND", o que deve permitir suporte para a biblioteca GLVND no lado do servidor, além de garantir que diferentes drivers OpenGL possam lidar com diferentes exibições do X. Isso deve ajudar também em algumas configurações multi-GPU e outras combinações.

Os desenvolvedores também prepararam várias melhorias para o GLAMOR para aceleração 2D com o OpenGL e OpenGL ES, há também melhorias para XWayland e a adição de correções importantes para a configuração automática de drivers, algo que deve beneficiar configurações multi-GPU.

Muitas outras melhorias menores e correções de bugs também foram implementadas. O X.Org Server 1.20 estará disponível no Fedora 28, além, é claro, das distribuições Linux Rolling Release, já que é tarde demais para o Ubuntu 18.04 LTS.


FONTE: Phoronix

Comentários