O Skype agora está disponível para os usuários Linux no formato universal Snap


Depois de trabalhar junto com a comunidade Linux para melhorar o Skype, a Microsoft, juntamente com a Canonical, empresa por traz do Ubuntu, agora está lançando o aplicativo no formato universal Snap para todas as distribuições Linux suportadas pela tecnologia Snappy, incluindo o Ubuntu, openSUSE, Fedora e Arch Linux. Com a novidade, os usuários também receberão atualizações automáticas sempre que novas versões forem lançadas.

Isso também garante que todas as melhorias de versões mais recentes do Skype estejam sempre disponíveis para todos os usuários Linux e, a partir de quão rápido o ecossistema de snaps expandiu desde o lançamento em 2016, a gigante do software fez a escolha certa abraçando a tecnologia Snappy com o Skype.

"O Skype tem possibilitado o envio de mensagens instantâneas no mundo todo há mais de dez anos", diz Jonáš Tajrych, da Microsoft. "Queremos poder oferecer a mesma experiência de alta qualidade no Linux, como fazemos em outras plataformas. Snaps nos permitem fazer exatamente isso, dando-nos a capacidade de disponibilizar os diretamente recursos mais recentes para nossos usuários, independentemente do dispositivo ou distribuição [Linux] que eles usam."


A Canonical, que se tornou um parceiro próximo da Microsoft nos últimos dois anos, também aplaudiu a decisão da empresa de liberar o Skype como um Snap e que, por isso, "coloca o usuário Linux em primeiro lugar".

"Estamos muito satisfeitos em receber o Skype no ecossistema de snaps", diz Jamie Bennett, da Canonical. "O Skype, e o número cada vez maior de snaps, parece colocar o usuário Linux em primeiro lugar, permitindo que eles aproveitem as últimas versões após o lançamento e ofereçam uma ampla gama de aplicativos para os usuários escolherem.


O Skype sofreu uma grande revisão em 2017 e melhorou substancialmente na maioria das plataformas, já que a Microsoft migrou para novas infra-estruturas, cujo propósito parece estar transformando o serviço de uma solução de VoIP para uma aplicação de mensagens mais avançada disponível em cross-platform.

Dado o crescente foco no Linux, a Microsoft não poderia deixá-lo, e este anúncio não é uma grande surpresa. Os tempos mudaram definitivamente e enquanto o ex-CEO Steve Ballmer disse uma vez que o Linux era um câncer, a Microsoft agora reitera seu amor com o sistema do pinguim em todas as ocasiões.

Você pode obter o Skype no formato snap pelo site Snapcraft, através deste link, ou execute no seu Terminal  sudo snap install skype --classic .


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

Comentários