Smartphone da Purism usará a convergência para uma experiência unificada


A Purism revelou recentemente alguns detalhes iniciais sobre como está planejando usar a convergência mobile-desktop para seus objetivos de design de curto e longo prazo com o Librem 5, o smartphone Linux que arrecadou mais de US$ 2 milhões dólares em uma campanha bem sucedida no Kickstarter no ano passado, isso graças ao apoio do pessoal por traz do KDE e GNOME. A empresa afirma querer unificar a experiência humana em diferentes dispositivos.

Para o Librem 5, a Purism planeja projetar layouts sensíveis e adaptativos, bem como padrões de interação que permitirão que os aplicativos móveis modernos se adaptem à tela do dispositivo. A convergência será usada para tornar o acesso a serviços e dados entre diferentes dispositivos tão transparente e simples quanto possível.

"Convergência, para a Purism, é um objetivo a longo prazo para unificar a experiência humana em diferentes dispositivos", diz François Téchené, da Purism. "Nesse caso, nossa abordagem consistirá na concepção de layouts "adaptativos" (adaptativos) e padrões de interação que permitirão que aplicativos modernos se adaptem ao dispositivo em que está sendo executado. Nós não precisamos portar/adaptar cada aplicativo de desktop existente sob o sol para alcançar esse objetivo, e nossos parceiros na comunidade GNU+Linux alinharam objetivos com essa direção."

Definindo diretrizes de interface humana consistentes para o Librem 5

Os planos de convergência da Purism para o smartphone Librem 5 incluem a otimização das ferramentas de desenvolvimento e documentação que ajudarão os desenvolvedores a criar uma experiência móvel poderosa em diferentes dispositivos que os usuários possam possuir, facilitando assim a conexão e interação com o seu telefone Linux.

François Téchené também disse que nenhuma tecnologia específica seria usada para o design UI e UX do próximo telefone Linux, que dependerá das tecnologias existentes, do manifesto Ethical Design, bem como dos requisitos de privacidade e segurança da Purism. A empresa também quer definir diretrizes de interface humana consistentes para o Librem 5.


Com isso em mente, a Purism terá como objetivo oferecer um smartphone com os melhores princípios de design móvel possível e uma experiência de shell móvel otimizada, que permitirá aos usuários escolher entre diferentes interfaces como o KDE Plasma Mobile ou o GNOME Shell, bem como acessar os recursos mais importantes do dispositivo com facilidade.


FONTE: Softpedia | Purism

Comentários