O Ubuntu 18.04 LTS permitirá que você faça uma instalação mínima do sistema


A Canonical está adicionando um novo recurso ao seu próximo sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que deverá ser lançado no final de abril, permitindo aos usuários instalar um sistema operacional Ubuntu mínimo em seus PCs. O recurso é chamado de "Instalação mínima" e é uma opção que estará disponível na tela do instalador "Preparando para instalar o Ubuntu" para quem precisar, logo após selecionar o layout do teclado. Como você pode imaginar, a opção estará desativada por padrão.

Ao marcar a opção, você instalará o Ubuntu como um sistema operacional com poucos aplicativos, consistindo apenas com um navegador Web e os utilitários padrão, pelo menos. Como você pode ver nas imagens abaixo, depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) usando a opção de instalação mínima, é possível ter uma sessão de Ubuntu mais limpa com algumas aplicações, incluindo o Mozilla Firefox e alguns aplicativos do GNOME, como o Terminal, Monitor do sistema, Calculadora, Gedit, Evince e Vídeos (Totem).



Entre os utilitários incluídos na instalação mínima do Ubuntu 18.04 LTS, podemos mencionar o Software Updater, Software & Updates, Power Statistics, Archive Manager, Characters, Font Viewer, Screenshot, Logs e outros. A maioria desses utilitários são agrupados em uma pasta "Utilitários" para facilitar o acesso e também para manter a gaveta de aplicativo do GNOME mais limpa. Como esperado, a instalação mínima do Ubuntu é mais leve nos componentes do seu sistema e ocupa um volume menor na unidade de disco.

Esta forma de instalação pode ser o ideal para os usuários que não gostam de aplicativos específicos ou que querem personalizar suas instalações com apenas os aplicativos de que realmente precisam. Isso é o que a nova opção de instalação mínima no Ubuntu 18.04 LTS proporciona, e é uma adição muito bem-vinda ao sistema operacional.

Se você quiser testar a opção de instalação mínima, você pode fazer isso agora mesmo, baixando a última imagem ISO do Ubuntu 18.04 LTS. Apenas tenha em mente que o sistema operacional ainda está em desenvolvimento e algumas coisas podem não funcionar como o esperado. O Ubuntu 18.04 LTS está programado para ser lançado em 26 de abril de 2018.


FONTE: Softpedia

Comentários