Unity 8 é revivido pela UBports e já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 LTS e 18.04 LTS


Como você já deve saber, no ano passado, a Canonical decidiu parar o desenvolvimento de seu ambiente gráfico Unity 8 para o Ubuntu e o sistema operacional móvel Ubuntu Touch. Dias após seu triste anúncio, alguns membros da comunidade pareciam interessados em assumir o desenvolvimento do Unity 8, como era o caso do Yunit, na época sendo considerado o projeto mais promissor.

No entanto, o projeto Yunit não conseguiu melhorar o Unity 8 para desktops nos últimos meses, não tanto quanto a comunidade desejava, e após uma longa batalha, eles decidiram passar a vez para a equipe da UBports, que está anunciando a build inicial para desenvolvedores e um site oficial para o Unity 8.

"Justamente quando você pensou que o Unity 8 e os sonhos da convergência estavam acabados, estamos apresentando hoje a edição Unity 8 UBports com o suporte para Bionic Beaver [Ubuntu 18.04 LTS] no GitHub para reativar o fogo e reconstruir o sonho", diz Marius Gripsgård, líder do projeto UBports.



Esta primeira build do Unity 8 mantida pela UBports aparentemente suporta o servidor de exibição de próxima geração Wayland através da versão mais recente do Mir, que ainda é desenvolvido pela Canonical. Acreditamos que a UBports tentará melhorar o suporte ao Wayland para que você possa executar seus aplicativos Linux favoritos em breve. Até então, todos os desenvolvedores e qualquer pessoa que queira ajudar a UBports a continuar com o Unity 8 e com o sonho da convergência do Ubuntu é bem-vindo para se juntar ao grupo dedicado UBports Unity8 Developers no Telegram.

Veja como instalar o Unity 8 da UBports no Ubuntu

Se você quiser instalar o ambiente gráfico Unity 8 em seu computador pessoal, você deve ter o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) ou Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que está atualmente em desenvolvimento. Além disso, você deve estar ciente do fato de que a maioria dos aplicativos X11 não funcionará.

Em outras palavras, você terá um ambiente gráfico totalmente funcional, mas não pode usar a maioria de seus aplicativos favoritos, mas apenas aqueles que foram projetados para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch da Canonical para telefones e tablets Ubuntu. Além disso, instale o Unity 8 com o seguinte comando:
sudo apt install curl && bash <(curl -s https://raw.githubusercontent.com/ubports/unity8-desktop-install-tools/master/install.sh)
Você precisa executar o comando do parágrafo acima no seu Terminal. Uma vez que o script de instalação foi baixado e o Unity 8 está instalado, encerre sua sessão atual e selecione o "Unity8" na tela de login, se você está usando LightDM ou GDM. É isso mesmo, aproveite o Unity 8 e deixe-nos saber como funciona no seu PC nos comentários abaixo.


FONTE: Softpedia

Comentários