As imagens mínimas do Ubuntu agora possuem apenas 28 MB


O Ubuntu tornou suas imagens mínimas ainda mais mínimas para o próximo lançamento do Ubuntu 18.04 LTS. De acordo com Dustin Kirkland, da Canonical, as imagens mínimas do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) foram reduzidas em 10%, para apenas 28 MB (como um sistema de arquivos raiz compactado), contra 37 MB para a imagem base do Ubuntu 16.04 LTS e mais de 65 MB para a imagem base da versão 14.04 LTS.

Vale lembrar que essas imagens mínimas (Ubuntu Base) não se trata da nova opção de instalação mínima do sistema operacional que foi adicionada que estará presente no próximo lançamento, a versão 18.04 LTS. A instalação mínima do Ubuntu é um recurso específico para o desktop que oferece uma pilha de software pré-instalado para fornecer uma experiência padrão, mais limpa e enxuta.


"As imagens mínimas do Ubuntu 18.04 LTS Bionic foram reduzidas ainda mais 10%, até 28MB (sistema de arquivos raiz compactado)!"

O Ubuntu Base oferece um ambiente de espaço de usuário totalmente funcional com acesso completo aos repositórios de software do Ubuntu. O que significa que pode ser um pouco mais versátil que o Ubuntu Core (anteriormente conhecido como Ubuntu Snappy Core), uma outra versão superdimensionada do Ubuntu, mas isso é construído em torno do modelo de pacote Snap.

As imagens do Ubuntu Base podem ser usadas, por exemplo, para criar versões personalizadas do sistema operacional para necessidades específicas, podendo ser usado em Board Support Packages (BSP), ambientes restritos ou integrados, como base para imagens de demonstração de aplicativos ou containers Linux como LXC ou Docker.

Você pode baixar agora mesmo as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu Base 18.04 LTS (Bionic Beaver) clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários