Driver open source RADV obtém suporte para a Vulkan 1.1


A plataforma Linux já possui suporte para a Vulkan 1.1 com todas as principais fabricantes de GPUs do mercado. Não há apenas uma atualização de driver para a NVIDIA, mas esse lançamento da nova versão da API gráfica de baixo nível conta também com uma nova versão do driver de vídeo da AMD de código aberto AMDVLK e o driver ANV, da Intel. Felizmente, isso não é tudo: o driver open source RADV também conseguiu obter conformidade com a Vulkan 1.1.

Para os jogadores Linux com uma placa de vídeo da AMD que preferem o driver RADV presente na pilha gráficos Mesa em vez do AMDGPU-PRO/AMDVLK, existem novos patches pendentes que trazem suporte para a Vulkan 1.1 e que devem ser implementados em breve na versão de desenvolvimento do Mesa 18.1. Para que sua distribuição Linux tenha suporte para a Vulkan 1.1 com o RADV, também será necessário ter instalado o Linux Kernel 4.15 ou versão mais recente.

Atualmente, os novos patches para o RADV podem ser encontrados para revisão, mas devem ser implementados no Mesa em breve, não que haja muita pressa para atualizar o driver, já que ainda não existem jogos ou aplicativos para Linux que queiram usar a Vulkan 1.1 de imediato.


FONTE: Phoronix

Comentários