Elementary OS 5.0 ''Juno'' promete oferecer uma experiência de usuário aprimorada


O desenvolvimento do próximo lançamento principal do elementary OS está em ainda está andamento e já foi compartilhado recentemente alguns dos novos recursos que estão chegando este ano no sistema operacional. Como você já deve saber, o elementary OS 5.0 "Juno" será baseado no próximo Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), da Canonical, que por sua vez possui o lançamento marcado para o final de abril.

Agora, estamos finalmente começando a conhecer alguns dos novos recursos do elementary OS 5.0, que inclui alguns indicadores do painel do sistema animados, um novo instalador e o assistente de configuração inicial, os aplicativos padrão atualizados, o suporte quase completo para HiDPI e o recurso Night Light      Luz Noturna      para reduzir a quantidade de luz azul emitida pela tela à noite      potencialmente ajudando você a dormir melhor e reduzir a tensão ocular.

Alguns ícones de painel agora vêm com animações.

"Esse recurso foi solicitado freqüentemente e fará sua estréia no Juno! Há uma nova guia Night Light sob as configurações de exibição para permitir que você ative o recurso, definir sua programação e ajuste a temperatura de cor", diz Daniel Foré, criador do elementary OS. "Também adicionamos um indicador útil que aparece durante o horário agendado."

Um ícone de pesquisa (acessível com o atalho de teclado Super + Espaço) agora está disponível ao lado do menu Aplicativos para busca rápida de aplicativos instalados, o painel possui dois modos translúcidos, Dark e Light, os aplicativos de tela cheia agora serão misturados no painel, e as configurações do sistema receberam uma melhor criação e validação de senha.

Translucent Light

Translucent Dark

Uma melhor experiência em laptops, aplicativos atualizados e muito mais

Se você planeja instalar o elementary OS 5.0 em um laptop, você deve saber que o sistema operacional irá oferecer uma melhor experiência neste cenário, começando com o menu Aplicativos, que apenas rolará uma página ao deslizar com o trackpad e melhor detecção do hardware para exibir as configurações relevantes de energia. Além disso, o indicador de energia agora exibirá a porcentagem da bateria se você clicar no ícone do painel, bem como a porcentagem total para dispositivos com várias baterias internas.

As configurações do teclado também foram melhoradas com um novo seletor de layout do teclado e agora há uma configuração Rotation Lock no painel Displays. Além disso, haverá um novo recurso de detecção de conexão via NetworkManager para permitir que você configure um servidor captive portal e suporte para dispositivos de banda larga móvel.

Por último, mas não menos importante, vários dos aplicativos padrão foram atualizados para suas versões mais recentes da pilha de apps do GNOME, incluindo Photos, Music e Terminal. Todos eles trazem novos recursos que você vai adorar e o elementary OS 5.0 promete vir com inúmeras outras otimizações e correções de bugs para uma melhor experiência do usuário.


FONTE: Softpedia | Medimum/elementary

Comentários