Implementação Wine-Vulkan já é capaz de rodar Doom e Wolfenstein II


O desenvolvedor de software livre Roderick Colenbrander e todos aqueles que trabalham no Wine-Vulkan, criado para oferecer uma implementação Vulkan limpa para o Wine e que suporte o conceito Vulkan ICD, em vez do antigo código presente Wine-Staging, fizeram um ótimo trabalho e já anunciaram grandes progressos. Com os novos patches publicados recentemente, o Wine-Vulkan já é considerado utilizável.

Foi apenas no início de março que o suporte inicial para a Vulkan no Wine com a solução do desenvolvedor foi implementada e, desde então, mais séries de patch foram anunciadas para esta implementação que permite que os programas e jogos do Windows que fazem uso da Vulkan possam ser executados no Wine.

"Este conjunto de patch leva o winevulkan a um estado utilizável. Muitos aplicações simples como Doom, Wolfenstein II e muitos outros, incluindo dxvk, devem agora funcionar", diz Roderick Colenbrander em seu anúncio. "O uso do winevulkan neste ponto requer a instalação do Windows Vulkan SDK através do winetricks (versão mais recente). Além disso, as configurações do registro e winevulkan.json precisam ser adicionados à mão, algo que será melhorado no futuro."

Uma vez que esses patches forem implementados, algo que deve acontecer em breve, os games exclusivos do Windows que usam a API Vulkan DOOM e Wolfenstein II agora poderão funcionar bem na série principal do Wine. Além disso, como bem lembra o desenvolvedor, é emocionante saber que o DXVK também deve funcionar com o Wine-Vulkan.

Caso você ainda não esteja muito ligado no assunto, o DXVK é a implementação que permite que jogos e aplicativos que fazem uso do Direct3D 11 possam rodar sobre a Vulkan por meio do Wine. Esta solução também mostrou oferecer um maior desempenho quando comparada com o suporte do D3D11 sobre o OpenGL atualmente existente no Wine.

Isso provavelmente também será importante para o projeto VKD3D, que ainda está engatinhando, tendo como objetivo oferecer suporte para aplicativos e jogos Direct3D 12 trabalhando no topo da Vulkan.

Além dos novos 7 patches, aqueles que desejam usar testar o Wine-Vulkan hoje também precisam configurar manualmente a chave de registro apropriada, instalar o LunarG Windows Vulkan SDK e instalar o arquivo ICD winevulkan.json.

Felizmente, como foi mencionado por Roderick Colenbrander em seu anúncio, este fluxo de trabalho será melhorado no futuro para facilitar o funcionamento dos programas Vulkan no Wine.


FONTE: Phoronix

Comentários