Lançado o GNOME 3.28 com melhorias para HiDPI, Thunderbolt 3 e muito mais


Após mais de seis meses de trabalho, o Projeto GNOME anunciou hoje o lançamento oficial do ambiente gráfico GNOME 3.28, que chega trazendo várias mudanças visíveis e sob o capô, especialmente a remoção do suporte para ícones na área de trabalho do gerenciador de arquivos Nautilus, agora estando disponível apenas através de uma extensão para o GNOME Shell.

Os novos recursos incluem a implementação inicial do aplicativo GNOME Usage para a visualização de desempenho (CPU e RAM) e uso de armazenamento, além do novo teclado de tela, suporte para Thunderbolt 3 no GNOME Shell e suporte para vídeos MJPEG no aplicativo Totem (Videos).

O novo teclado de tela.

O aplicativo Music obteve o suporte completo para HiDPI e a capacidade de reordenar listas de reprodução por meio de arrastar e soltar, o gerenciador de arquivos Nautilus agora permite que os usuários armazenem arquivos e pastas, que serão visíveis em uma área especial na barra lateral, e o navegador web Epiphany vem com Google Safe Browsing para bloquear sites relatados como perigosos para os usuários.

Maque seus arquivos e pastas importantes com uma estrela.

Além disso, também está disponível uma melhor integração com o aplicativo Calendar, suporte para marcação de contatos como favoritos, bem como classificá-los pelo primeiro nome ou sobrenome no aplicativo Contacts, o gerenciador de máquinas virtuais GNOME Boxes agora oferece suporte ao download de vários sistemas operacionais gratuitos, bem como uma nova opção Send Files que ajuda os usuários a enviar facilmente arquivos locais para a VM através do gerenciador de arquivos Nautilus.

Para os desenvolvedores de aplicativos, o GNOME Builder traz várias melhorias para o suporte Meson, Make e CMake, vários novos modelos, incluindo um para aplicativos Gtk# baseados em Mono, suporte para extensões Flatpak SDK e outras melhorias Flatpak e uma experiência simplificada para os recém-chegados.

O GNOME 3.28 também possui uma fonte padrão Cantarell renovada, um tema HighContrast mais polido, aprimoramentos no Settings (Painel de configurações do sistema) e suporte para elevar o volume de som do sistema por um limite de 100% através do novo aplicativo do GNOME Tweaks.

Esta nova versão do ambiente gráfico estará disponível no próximo sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que deve ser lançado no dia 26 de abril.


FONTE: Softpedia

Comentários